Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/09/13 às 21h48 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Centro de Atenção Psicossocial de Taguatinga realiza Sarau Cultural

COMPARTILHAR

Cem pacientes participaram da mostra de habilidades

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado na QSA 09 Casa 09 (Taguatinga Sul), realiza nesta terça-feira (10), às 9h, o I Sarau Cultural de Mostra de Habilidades, para divulgar talentos e habilidades dos pacientes

Cem pacientes da saúde mental farão apresentações em diversas modalidades artísticas: teatro, música, poesia, leitura de livros, autobiografias, habilidades culinárias e artesanais.

“Estou muito feliz, pois amanhã serei a mestra de cerimonial do Sarau, por isso vou convidar os meus amigos para me assistir”, declara emocionada a paciente Meire Mirtes, 43 anos, que há dois anos faz tratamento da unidade.

A paciente Benedita Rodriguez, 76 anos, fala da emoção em participar da festividade. “Não vejo a hora de chegar amanhã, até fiz algumas canetas coloridas para a exposição.”, diz a dona de casa.

Segundo o coordenador geral de Saúde de Taguatinga, Otávio Augusto de Siqueira, o evento faz parte da política de saúde da SES, que aproxima os familiares do tratamento do paciente. “O I Sarau do CAPS II vem somar com as diretrizes da Saúde Mental, preconizadas pelo Ministério da Saúde, que promove a participação do eixo familiar e sociedade ao tratamento do paciente.”, enfatiza o gestor.

Para a terapeuta ocupacional da unidade, Maiara Ioris, a mostra é a oportunidade de divulgação de trabalhos dos pacientes que buscam tratamento para a melhoria da saúde mental. “O Sarau é mais uma forma de promover a participação dos nossos pacientes em criar novas relações, tendo a cultura como fio condutor e elemento de aproximação.”, destaca.

Atualmente, o CAPS II realiza atendimento de 480 pacientes, acometidos por diversas patologias mentais. Dentre essas, destacar a depressão, ansiedade, transtorno bipolar e de personalidade, impulsividade (bolderline), transtorno obsessivo compulsório (TOC), histeria, entre outras. Para ser atendimento na unidade, o paciente deverá passar pelo acolhimento que funciona nas segundas e quintas-feiras as 13hs e nas terças e quartas-feiras as 07hs. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone: 3351 7332.

Claudete Nascimento