Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/15 às 12h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

CFAC do Samu 192 DF já capacitou mais de 200 servidores

COMPARTILHAR

Curso é o único instituído entre os Samus do Brasil

BRASÍLIA (16/4/15) – Mais de 200 servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu/192 DF) já foram capacitados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Condutores (CFAC), instituído em janeiro de 2014,  o único entre os Samus do Brasil.

O objetivo é melhorar a atuação dos motoristas de veículos de urgência para que estejam aptos a prestar serviços de excelência para a população. Segundo o idealizador da iniciativa, o chefe do Núcleo de Transporte, Gabriel Pimentel, os condutores são atuantes e imprescindíveis nas operações.

“A participação desses profissionais reflete diretamente na qualidade de atendimento à população, por isso, foi importante a criação do curso na promoção da educação corporativa”, disse Pimentel.

“Sempre procuramos oferecer a esses profissionais a melhoria dos seus conhecimentos, habilidades e atitudes para o atendimento à população, condução e preservação do veículo”, complementou o coordenador do CFAC, Jonas Souza.

ESTRUTURA – O Samu 192 DF recebe de 75 mil a 85 mil chamados por mês. Deste total, aproximadamente 8 mil precisam do atendimento com envio de equipes para realizar o serviço médico pré-hospitalar de urgência e emergência, além do encaminhamento para a unidade de saúde recomendada.

O Samu 192 DF dispõem de 38 ambulâncias, sendo 30 no modelo Unidade de Suporte Básico (USB), tripulada por condutor de emergência e dois técnicos em enfermagem; além de 8 do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico, um enfermeiro e o condutor de emergência.

A equipe também dispõe de 20 motocicletas, as Motolâncias, para atender os chamados que precisam de rapidez ou aqueles em que é necessário driblar o trânsito. O veículo é utilizado, por exemplo, para atender casos de parada cardíaca, quando os procedimentos iniciais devem começar em 10 minutos.

Leia também...