Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/15 às 9h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Centro de referência internacional oferece curso de atualização aos cirurgiões do HMIB

COMPARTILHAR

O evento discute malformação congênita em crianças para melhorar atendimento

BRASÍLIA (4/2/15) – Vídeo Conferência sobre uma malformação congênita no intestino grosso conhecida como Doença de Hirschsprung, será realizada nesta quarta-feira (4), às 11h na sala de vídeo do HUB. O evento sela parceria entre a equipe de Cirurgia Pediátrica do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB), o Hospital Universitário da Universidade de Brasília (HUB) e o Centro Colorretal Pediátrico do Cincinnati Children's Medical Center dos Estados Unidos.

Para a cirurgiã do HMIB, Dra Lilianne Damasceno Nascimento, a expectativa em relação ao encontro entre os especialistas é bastante positiva, “será uma ótima oportunidade para conversar com cirurgiões, de um centro de referência internacional. Com a troca de experiências iremos atualizar os conhecimentos e comparar resultados no intuito de aprimorar o atendimento aos nossos pacientes”, afirmou Lilianne.

A especialidade –Os portadores da anomalia no intestino grosso apresentam constipação intestinal desde o nascimento caracterizada por distensão abdominal, desconforto e dor que pode evoluir para casos crônicos. O diagnóstico clínico de Doença de Hirschsprung pode ser realizado nos primeiros dias após o nascimento ao ser observado atraso maior do que 48h na eliminação do mecônio, o que caracteriza-se como um dos primeiros sinais.

“Para as crianças diagnosticadas tardiamente, as consequências são: desnutrição, baixo peso e constipação de 7 a 10 dias. A solução para casos graves dessa malformação é a correção cirúrgica”, observou a cirurgiã.

HMIB –Em 2010, o HMIB foi pioneiro nos cuidados com os portadores de malformação anorretal no Distrito Federal e tornou-se referência no atendimento às crianças com doenças intestinais com a criação do Centro Colorretal juntamente com o Programa de Manejo Médico da Incontinência Fecal. O Centro Colorretal para crianças atende não só pacientes com a Doença de Hirschsprung, como diversas outras anomalias anorretais.

Em 2014, foram realizados no HMIB 99 procedimentos relacionados à Doença de Hirschsprung, o que representa 51% dos casos de internação no centro colo-retal do hospital. 

Leia também...