Notice: register_sidebar foi chamada incorretamente. A chave id não foi definida no array da barra lateral "Barra lateral 1". O valor "sidebar-1" foi padronizado. Defina manualmente a chave id para "sidebar-1" para ignorar esta notificação e manter o conteúdo da barra lateral existente. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 4.2.0.) in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sec_11_saude/public/wp-includes/functions.php on line 5313

Warning: session_start(): Cannot start session when headers already sent in /mnt/portais_gdf/var/www/html/site_sec_11_saude/public/wp-conteudo/themes/site-secretarias/header2.php on line 1
Programa de Combate ao tabagismo atende moradores de Samambaia – Secretaria de Saúde do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/09/13 às 17h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h07

Programa de Combate ao tabagismo atende moradores de Samambaia

Os moradores da área de abrangência do Centro de Saúde n° 1 de Samambaia – localizado na quadra 408, Área Especial – que querem parar de fumar, contam com apoio e tratamento do grupo de tabagismo da unidade, que realiza reuniões todas às quintas-feiras, a partir das 13h.

“É muito importante esse apoio, principalmente na conscientização de quanto o cigarro pode fazer mal e quais os benefícios em deixar essa droga de lado”, observou a técnica de enfermagem do grupo, Silvia Barretos de Moraes.

O grupo funciona  na sala de reunião da unidade, com oferta de 20 vagas. A equipe é formada por dois médicos, técnico de enfermagem, agente de saúde e, inclusive, farmacêutico.

Além dessa unidade, o Programa de Combate ao Fumo também funciona no Centro de Saúde n° 2 e, em breve, será implantado em outras unidades que já têm profissionais capacitados.

O tratamento e os benefícios – Durante as reuniões, o paciente passa por uma avaliação, a fim de identificar o grau de dependência em relação ao cigarro e para traçar um plano terapêutico individual.

O tratamento é realizado durante as sessões em grupo, em que é trabalhado o cognitivo-comportamental, com prescrição de medicação ou não, conforme a indicação de cada paciente.

No caso da medicação, a finalidade é reduzir os sintomas de abstinência à nicotina e os métodos prescritos são adesivos, gomas de mascar, pastilhas e, conforme a indicação, o cloridrato de bupropiona, um antidepressivo para auxiliar nesse processo.

“De acordo com as condições fisiológicas de cada usuário, será ou não disponibilizada a medicação para o tratamento”, reforça o gerente do Centro de Saúde n° 1 de Samambaia, Adriceser Ávila.

O paciente é acompanhado por quatro semanas e após esse período continuará recebendo as orientações e o apoio do grupo, inclusive psicológico, para que não haja recaídas quando estiverem sem a medicação, quando for o caso.

Programa de Controle do Tabagismo – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) conta atualmente com 61 grupos de tabagismo capacitados nas unidades de referência da rede. Desses, 47 já estão atendendo à população.

O Programa de Controle do Tabagismo da SES/DF desenvolve freqüentemente ações e campanhas de prevenção e de controle para mobilizar a população sobre os malefícios do tabagismo.

“O DF tem hoje cerca de 300 mil fumantes, o que corresponde a 10 por cento da população. Em 2000, esse percentual era de 39 por cento”, relatou o coordenador do Programa de Controle do Tabagismo, Celso Rodrigues.

Para Celso Rodrigues, o apoio dos grupos de tabagismo é importante para que se consiga uma vida mais saudável, sem o cigarro. “O mais importante é a condição de saúde do paciente, principalmente para que não tenha as doenças relacionadas ao tabagismo. Como conseqüência disso, uma menor procura pelos serviços de saúde por essas doenças”, avaliou.

Algumas doenças que são provocadas pelo tabagismo: infarto agudo do miocárdio, derrame cerebral, doenças respiratórias, principalmente, doenças pulmonares obstrutivas crônicas, enfisema, além de bronquite, e, sobretudo, os cânceres.

As informações sobre o programa e a relação dos centros de referência em tratamento do tabagismo no DF estão disponíveis no site da Secretaria de Saúde, pelo endereço http://www.saude.df.gov.br/programas/285-controle-do-tabagismo.html ou também pelo telefone 61- 3346-5770.

Iêda Oliveira