Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/02/14 às 14h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Centro de Saúde do Itapoã recebe melhorias nos serviços

COMPARTILHAR

A unidade já realizou mais de 134 mil atendimentos em 2013

Inaugurado em março de 2009, o Centro de Saúde (CS) do Itapoã atende uma população aproximada de 30 mil habitantes que corresponde a uma parte do Bairro Del Lago e outra da Fazendinha. No ano passado, a unidade prestou 134.144 atendimentos.

O CS do Itapoã conta com o trabalho de seis Equipes de Saúde da Família (ESF), compostas por médicos de Família e Comunidade; enfermeiros; odontólogos e umaEquipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) com assistente social; nutricionista; fisioterapeuta; médico homeopata; pediatra; terapeuta ocupacional. Conta também com uma Equipe de Atenção Básica com clínico, pediatra e ginecologista. Outros profissionais de saúde que atuam na unidade são técnicos de enfermagem, técnicos de Saúde Bucal, técnico de laboratório e técnicos administrativos.

Os serviços oferecidos englobam atendimentos à saúde da criança (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 5 anos de vida, acompanhamento de crianças abaixo ou acima do peso, Cárie Zero na Saúde Bucal) e à saúde do adolescente (avaliação nutricional, sexualidade, testes de acuidade visual e tratamento odontológico). O centro também presta assistência à saúde da mulher (planejamento familiar, coleta de citologia para prevenção de câncer de colo de útero, pré-natal), saúde do adulto e do idoso (assistência ao paciente hipertenso e diabético, “Grupo Jogo de Cintura” – exercícios físicos como automassagem,pilates e meditação).

“O CS do Itapoã faz a avaliação nutricional e o acompanhamento de paciente que necessita perder peso, além de serviços básicos como curativos em geral, coletas laboratoriais e marcação de consulta”, acrescenta a diretora de Atenção Primária à Saúde da Regional do Paranoá, Eleuza Martinelli.

Até 2012, os pacientes precisavam se deslocar ao Centro de Saúde nº1 do Paranoá para marcar as consultas especializadas e exames. “Hoje, são agendadas no próprio Centro de Saúde do Itapoã. Além disso, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) informam durante as visitas domiciliares a data da realização desses procedimentos”, complementa a gerente do CS do Itapoã, Elisa Ruth Solis.

A diretora Eleuza enumera algumas das diversas melhorias na unidade, durante os três anos da atual gestão. “Contratação de pessoal; instalação de linhas telefônicas e internet; abertura do Posto de Coleta; instalação do sistema de marcação de consultas; reformas em geral; assim como a aquisição de equipamentos e mobiliários”, cita.

Dentre outros avanços realizados destacam-se o desenvolvimento de ações que contribuíram com o Programa Bolsa Família, bem como a adesão à Rede Cegonha, com o intuito de otimizar o acesso e assistência à gestante. Também foi instalada uma autoclave com implantação de uma pequena central de esterilização, o que diminui a solicitação de transporte de material.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226

Leia também...