Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/01/13 às 14h21 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Centro de Saúde do Lago Sul é referência em atendimento

Ao longo de 30 anos vem realizando um trabalho de efetiva importância para a comunidade

O Centro de Saúde 05, no Lago Sul, inaugurado em dezembro de 1981, ao longo de 30 anos vem realizando um trabalho de efetiva importância nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Odontologia, Vacinação, entre outros.

Em 2012, a vacinação apresentou destaque, com uma média de atendimento diário de 70 pessoas, em todas as faixas etárias, atingindo um quantitativo da ordem de 1,5 mil doses mensais. Já a unidade de Ginecologia, realizou número expressivo no atendimento: sendo 6.312 em ginecologia, 1.044 prevenções de câncer de mama e colo de útero.

Para a gerente do Centro, Mônica Oliveira Portilho de Lima, a significativa demanda no atendimento da Ginecologia/Obstetrícia reflete positivamente na saúde das pacientes que procuram o posto. “No último ano, atendemos 347 gestantes para o pré-natal, que tiveram, em média, 11 consultas durante a gravidez. Todas as pacientes assistiram a palestras sobre: Aconselhamento, 3° Trimestre, Nutrição e Planejamento Familiar”, reflete a médica. Neste registro de atendimento, as pacientes foram acompanhadas, avaliadas, encaminhadas e rastreadas em todas as etapas, até receber alta do tratamento indicado, numa supervisão cautelosa.

Na Clínica Médica, destaca-se o atendimento aos portadores de diabetes realizado pelo matriciamento, que consiste na assistência do especialista com treinamento do clínico geral. Esta experiência envolve uma equipe multiprofissional e conta com intensiva atuação da nutricionista, implementação de atividade física, palestras e agendamento de consultas. Pode ser observado que com a intensiva atuação no aspecto nutricional e inclusão de atividade física, 40 pacientes reduziram ou deixaram de usar insulina. Todas as ações dos atendimentos aos pacientes diabéticos auxiliaram na redução de encaminhamentos para a especialidade de endocrinologia.

Segundo a moradora do Lago Sul, Albertina de Sousa, o atendimento dos profissionais do Centro tem sido fundamental para o seu tratamento em diabete. “Sou paciente do posto há um ano, e graças à equipe de lá, tenho melhorado a cada dia. Quando a minha consulta precisa ser remarcada, eles me ligam. Sempre sei que haverá atendimento no dia marcado”, destaca a doméstica.

O Centro de Saúde conta, também, com o serviço de Homeopatia. Nessa especialidade, diariamente, são realizadas consultas com visão holística, ou seja, visão integral corpo e mente, buscando saúde e não apenas tratamento da doença. Em 2012, foram atendidos 1,5 mil pacientes. Além do atendimento ambulatorial, o Centro conta com um grupo de 15 praticantes de Tai Chi Chuan, que se reúnem as terças-feiras e quintas-feiras de 8h30 às 9h30.

Para 2013, a gerência da unidade de saúde prevê a implementação de novas vacinas, como, por exemplo, a de Hepatite A e Varicela. Como também, a realização de campanhas de prevenção: em março, a campanha será direcionada para as escolas públicas do DF, com o intuito de enfatizar os cuidados sobre a prevenção do HPV. No mês de abril, haverá a conscientização da Influenza. Nos mês de junho, a ênfase da campanha será destinada à prevenção da poliomielite, e, em agosto será realizada a multivacinação.

Outro ponto de destaque desse ano, será o reforço da equipe de servidores, que atualmente é composta por profissionais multidisciplinares: médicos, enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais, técnicos de enfermagem e administrativos, entre outros.

Claudete Nascimento