Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/12/12 às 19h09 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Centro de Saúde do N. Bandeirante leva Humanização para os pacientes

A Coordenação de Saúde do Núcleo Bandeirante vem desenvolvendo um projeto de humanização junto aos pacientes. A proposta é tornar mais atrativo o tempo de espera para as consultas ou receber medicação. A iniciativa foi da diretora Regional, Rita Cássia Paes Ribeiro, que conta com o apoio da agente administrativa Elisa Santana de Arruda Pires, que desenvolve o projeto junto às crianças, adultos ou pessoas idosas.

Segundo Elisa, as explanações e as ações de cada dia dependem do público que está aguardando as consultas. Assim, tanto podem ser oferecidos livros e revistas, como balões e pequenas lembranças. Algumas vezes também são ofertados lanches, enquanto as crianças dançam ao som de músicas infantis. Quem está na sala de espera, seja paciente ou funcionário, também é convidado a provar um chá de canela ou erva doce.

A ideia é ouvir e conversar com as pessoas sobre assuntos que vão desde a higiene, beleza e bem estar da mulher, passando pelos cuidados com os filhos ou ações para melhoria da autoestima. A iniciativa agrada aos usuários, que participam trazendo, as próprias experiências ao contexto do que está sendo conversado.

“Eu vejo que os pacientes ficam mais calmos e aguardam o tratamento com alegria. Algumas vezes até aplaudem a iniciativa”, relata Elisa, que realiza o projeto sempre pela manhã.

Arielce Haine