Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/08/19 às 10h34 - Atualizado em 2/08/19 às 10h35

Centro Obstétrico do Hospital da Região Leste recebe sonares

COMPARTILHAR

Aparelhos servem para escutar o coração do feto durante o atendimento

 

O Hospital da Região Leste (HRL, antigo Hospital do Paranoá) recebeu o reforço de dois aparelhos sonares, utilizados para escutar o coração do feto durante o atendimento no Centro Obstétrico da unidade. Com eles, será possível constatar, a cada consulta, a presença, o ritmo, a frequência e a normalidade dos batimentos cardíacos fetais (BCF).

 

“Esses aparelhos permitirão atendermos, com maior eficiência, as nossas gestantes e futuras mães da Região Leste. Eles possibilitam a ausculta [termo técnico para a escuta dos sons internos do corpo] dos batimentos cardíacos do bebê e o adequado monitoramento, sempre que necessário”, afirmou a superintendente da Região de Saúde Leste, Raquel Bevilaqua.

 

O Centro Obstétrico do HRL atende cerca de 70 mulheres por dia, com ou sem o uso do sonar. Com a aquisição dos aparelhos, a assistência será melhorada de duas formas. Primeiro, aumenta o vínculo entre mãe e bebê, pois possibilita à mulher e aos familiares escutarem o coração do bebê. Em segundo lugar, o equipamento possibilita detectar a existência de sofrimento fetal e isso agiliza uma intervenção cirúrgica, caso seja necessário.

 

A enfermeira do Centro Obstétrico do HRL, Viviane Resende, ressalta que, pela frequência dos batimentos, é possível verificar se os bebês estão bem, ou não. Entre 14 e 15 semanas, já é possível ouvi-los pelos sonares. “Se tiverem uma taquicardia, por exemplo, significa que precisam de atendimento urgente. Não tem como trabalhar dentro de um centro obstétrico sem ouvir os BCF, porque eles determinam muita coisa”, explica ela.

 

Os aparelhos, orçados em R$ 800 cada, foram doados pelos Assessores Médicos da Pró-Vida e pela equipe do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

Da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF