Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/21 às 20h20 - Atualizado em 8/11/21 às 14h35

Centro Radiológico de Taguatinga volta a funcionar nesta terça (5)

Unidade tem capacidade de fazer mensalmente até 6 mil exames de raio x e outros exames de imagem

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

O Centro Radiológico de Taguatinga (CRT), localizado na avenida Hélio Prates, vai retomar com os atendimentos nesta terça-feira (5). A unidade, que foi interditada no dia 17 de fevereiro após recomendação da Defesa Civil, passou por reparos em 70% da estrutura. Revitalizado, o CRT já entra em operação com capacidade máxima dos serviços de radiografia oferecendo até 6 mil exames por mês. Além disso, ainda este mês, a unidade terá dois novos ecógrafos permitindo a ampliação da carta de serviços.

 

Centro Radiológico de Taguatinga funciona na Avenida Hélio Prates – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

A secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, e o superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Luciano Gomes, visitaram o CRT na tarde desta segunda-feira (4). A gestora adiantou que a unidade se prepara para em um futuro próximo oferecer tomografia e ressonância magnética. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h.

 

A secretária adjunta Raquel Beviláqua, à direita, acompanhada do superintendente Luciano Gomes e da gerente do CRT – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

“Tivemos alguns problemas com o CRT, mas agora temos um espaço novo e revitalizado. Estamos voltando com a parte das radiografias e o mamógrafo deve chegar ainda este mês, na campanha Outubro Rosa. Vamos prestar um atendimento de qualidade, uma vez que o CRT tem uma localização perfeita e acessibilidade para atender a população do Distrito Federal”, destaca Luciano Gomes.

 

Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

Os primeiros pacientes já estão com seus exames agendados para todo o período de funcionamento da unidade. Apenas nesta terça, estão previstas 30 radiografias panorâmicas de odontologia, cuja capacidade mensal desta modalidade é de 600 exames; 24 ecografias e 300 raio x.

 

Unidade consegue fazer até 6 mil exames de raio x por mês – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

 

Obras

 

O CRT foi interditado em fevereiro após a constatação de danos estruturais causados pelos fortes temporais que à época atingiram a região. Na ocasião, a Secretaria de Saúde montou um esquema junto à superintendência regional de saúde para que nenhum paciente ficasse desassistido. Dessa forma, os procedimentos que estavam marcados foram remanejados para outras unidades, como os hospitais regionais de Samambaia e Taguatinga e policlínica de Taguatinga.

 

Sala de radiografia panorâmica – Foto: Davidyson Damasceno/Iges-DF

O investimento com a revitalização foi de R$ 100 mil e foi custeado por meio do contrato de manutenção predial vigente. A retomada dos atendimentos ocorreu após avaliação da estrutura feita por técnicos da diretoria de engenharia da Secretaria de Saúde e da Novacap.