Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/05/16 às 11h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Cerca de 50 mil pessoas são atendidas na atenção psicossocial do DF

COMPARTILHAR

No Dia Nacional de Luta Antimanicomial, Saúde celebra avanços

BRASÍLIA (18/5/16) – Inconformados com o tratamento desumano dado aos pacientes com transtornos psicológicos, ainda na década de 1980, profissionais de saúde fizeram um manifesto em favor da extinção dos manicômios. Assim, nascia, em 18 de maio de 1987, o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e, com ele, uma série de mudanças na rede de atendimento em saúde mental.

À época, o Distrito Federal tinha oito manicômios, que foram sendo fechados, para se adequar ao novo modelo de atenção. Apesar da luta por uma reforma psiquiátrica ter começado em 1987, somente em 2001 o Brasil ganhou uma legislação específica para organizar esse atendimento. A lei 10.216, que transfere o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar para uma rede de atenção psicossocial, estrutura em unidades de serviços comunitários e abertos.

“Hoje, temos 50% da estrutura prevista na legislação. Temos 17 Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) além do Instituto de Saúde Mental e do Hospital São Vicente de Paulo. Para completar a estrutura, precisamos de residências terapêuticas e de Caps III, que funciona 24 horas”, diz o diretor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Ricardo Lins.

Além da estrutura citada pelo diretor, a rede pública de saúde do DF também conta com uma Unidade de Psiquiatria no Hospital de Base, um Núcleo de Apoio Terapêutico no HMIB, o Adolescentro e uma Unidade de Acolhimento, vinculada ao Caps ad Samambaia.

Cerca de 50 mil pessoas são atendidas em todos esses centros de atenção psicossocial no DF. Ao todo, 700 profissionais, entre médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros e técnicos de enfermagem fazem esse atendimento.

EVENTO – Paraportal celebrar as conquistas na reforma psiquiátrica, diversas atividades estão sendo promovidas pela Secretaria de Saúde durante esta semana. Confira a programação aqui.