Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/07/16 às 18h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Cerest participa de Encontro Nacional de Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Debate abordará os programas prioritários para os próximos anos

BRASÍLIA (6/7/16) – A diretoria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do DF (Cerest) participa, em Brasília, do IV Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais de Saúde do Trabalhador, promovido pelo Ministério da Saúde. O evento termina nesta quarta-feira (6).

A programação começou nesta terça-feira (5), com a apresentação do Panorama da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e as perspectivas da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) para o período de 2016 a 2019, inclusive os programas prioritários para esse quadriênio de Saúde Mental, Acidentes de Trabalho e Trabalhador Rural.

A participação social na saúde do trabalhador tem discussão coordenada por representante do Conselho Nacional de Saúde, Geordeci Menezes, que também é o coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST/CNS).

Claudia Magalhaes, diretora do Cerest-DF, destaca os avanços do Distrito Federal na área, durante o ano de 2015: “Na maioria dos indicadores nacionais, o DF teve excelentes resultados, como a proporção de Cerest com ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador, que teve aumento de 100%, em relação a 2014. Outro avanço importante foi o incremento de 33% nos registros de cada um de dois procedimentos do Sistema SIA-SUS: a Inspeção Sanitária em Saúde do Trabalhador e a Vigilância da Situação de Saúde dos Trabalhadores.”

De acordo com o Índice de Qualidade adotado pelo Ministério da Saúde, que varia de 5 a 20 pontos, o Cerest/DF saltou de 9 (Regular), em 2014, para 15 (Bom), em 2015.