Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/15 às 17h26 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Cerest realiza palestra sobre cuidados com a pele

COMPARTILHAR

Tema foi abordado aos profissionais que atuam na manutenção urbana do DF

BRASÍLIA (15/9/15) – O Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Secretaria de Saúde do DF realizou, na manhã de segunda-feira (14), uma palestra para 460 funcionários que prestam serviço para a Novacap. O tema foi cuidados com a pele para quem trabalha exposto ao sol.

A equipe do Programa de Vigilância dos Agravos da Pele Relacionados ao Trabalho (Vigipele) orientou os participantes sobre os cuidados para prevenção de agravos da pele relacionados ao trabalho com exposição solar e relatou os principais problemas causados. “Devido à grande exposição ao sol esses profissionais estão sujeitos a desenvolver o câncer de pele. É necessário que eles usem roupas adequadas, cobrindo a maior parte do corpo possível, chapéu de abas largas, óculos de proteção solar e protetor solar, com fator de proteção acima de 30”, informou a gerente de Articulação e Vigilância em Saúde do Trabalhador, Kelly Fermino.

A gerente destacou ainda a importância de sempre observar se existem manchas pelo corpo, pois podem ser o início de câncer de pele. “Quando esse profissional perceber uma pinta que está crescendo de forma estranha, ele deve procurar imediatamente uma unidade de saúde, principalmente se ela for escura, assimétrica e com bordas irregulares”.

DADOS – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a estimativa é que em 2014 o DF tenha registrado 2.560 novos casos de câncer de pele.

Leia também...