Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/12/21 às 20h56 - Atualizado em 8/12/21 às 12h12

Cerimônia celebra o alcance de 100 mil vacinas aplicadas na Praça dos Cristais

Ponto foi inaugurado em maio e funciona diariamente das 18h às 22h

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO JOHNNY BRAGA | REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

 

O ponto de vacinação da Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, alcançou a marca de 100 mil doses de vacina aplicadas em sete meses. Uma cerimônia foi realizada nesta terça-feira (7), com a presença do secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, do comandante do Comando Militar do Planalto, general Rui Yutaka Matsuda, e do do Comandante da 11ª Região Militar, general Paulo Afonso Bruno de Melo. Atualmente, podem se vacinar no local pessoas com 18 anos ou mais para tomar a primeira ou a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech, além da aplicação da dose de reforço para adultos e profissionais de saúde.

 

Marlene foi a vacinada número 100 mil na Praça dos Cristais – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

A inauguração da unidade de vacinação foi no dia 3 de maio, sempre atendendo no período noturno e na modalidade drive-thru. O ponto é uma parceria da Secretaria de Saúde com o Exército Brasileiro.

 

“O horário do posto de vacinação de 18h as 22h deu uma qualidade muito importante para o que a Secretaria de Saúde já conquistou. Hoje estamos com 78% da população do DF vacinada com a segunda dose ou dose única, mas a nossa meta é alcançar 100%”, ressaltou o general Manoel Pafiadache que fez questão de agradecer o apoio prestado pelos profissionais do Exército.

 

Ponto de vacinação noturno da Praça dos Cristais funciona das 18h às 22h – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Muito desse trabalho realizado aqui devemos agradecer aos profissionais que estão na ponta, que preparam as vacinas e organizam as filas. Sem vocês, esse posto não seria o sucesso que é hoje. Muito obrigado pelo trabalho de cada um de vocês que ajudaram alcançar esse marco de 100 mil doses aplicadas”, frisa.

 

Estrutura

 

Diariamente, atuam no ponto de vacinação da Praça dos Cristais cerca de 70 militares, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais de outras áreas que trabalham na triagem, controle de fluxo e registro de vacinas.

 

Além disso, há um enfermeiro responsável técnico da Secretaria de Saúde atuando diariamente no local para garantir que as ações sejam executadas dentro dos critérios da pasta.

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

Número 100 mil

 

A marca de 100 mil vacinas aplicadas foi alcançada pela aposentada Marlene Machado Buarque, de 69 anos. Ela recebeu a dose de reforço e diz que ficou surpresa com a comemoração. “Vim receber a dose de reforço agradecida por até hoje não ter pego covid-19 pois, devido ao estado de saúde do meu esposo, não pude estar em isolamento. Confesso que tive uma grata surpresa em saber que sou a vacinada de número 100 mil e só tenho a agradecer ao governo do DF e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal”, pondera.

 

Marlene foi a vacinada número 100 mil na Praça dos Cristais – Foto: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

O general Paulo Afonso Bruno de Melo destacou a atuação do Exército na campanha de vacinação contra a covid-19. “Este evento da dose 100 mil é uma data importante e relevante porque materializa mais um marco do nosso apoio à população do Distrito Federal. As Forças Armadas estão junto da população nos momentos de crise e necessidade, apoiando, participando e cumprindo seu papel constitucional”, frisa.

 

Nesta terça-feira (7), a capital federal alcançou a marca de 91,14% da população com 12 anos ou mais vacinada com a primeira dose ou com a dose única e 78,33% com a segunda dose ou dose única.

 

GALERIA DE FOTOS:

 

Cerimônia celebra o alcance de 100 mil vacinas aplicadas na Praça dos Cristais (07.12.2021)