Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/14 às 14h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Planaltina oferece oficinas sobre festa junina como terapia

COMPARTILHAR

Evento aborda a valorização da cultural e resgata interface com a saúde

O Centro de Referências em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina (Cerpis) realiza a oficina “Os símbolos da festa junina para nosso dia a dia”. O evento é aberto às pessoas da comunidade e aos servidores, acontece nesta terça-feira (17), das 8h às 10h30, ao lado do Hospital de Planaltina.

Segundo o gerente do Cerpis, Marcos Freire, as oficinas que a unidade oferece visam à valorização da cultura popular e o resgate da sua interface com a saúde individual, coletiva e ambiental. “Nesta época do ano, estaremos refletindo sobre os símbolos da festa junina e os seus significados”, explica.

Para a dona de casa Maria Coelho, as oficinas que a unidade realiza são muito esclarecedoras. “É uma terapia participar das oficinas e ajuda muito no meu tratamento”, relata.

As pessoas que comparecerem poderá participar das seguintes práticas:

8h – Práticas Integrativas: Automassagem e Dança Circular

9h – Verso e Lanche – cada um traz frutas para compartilhar, e copo para água ou chá

9h20 – Palestra e roda de conversa – Os símbolos da Festa Junina para nosso dia a dia.

10h – Forró

10h30 – Encerramento

Há seis anos que o Cerpis promove as oficinas de Páscoa, São João, primavera e Natal, em parceria com a Coordenação da Medicina e Terapias Antroposófica do Numenapis/Gerpis/SAPS/SES-DF. Esta atividade está inserida no observatório do Ministério da Saúde para implantação da Medicina e Terapias Antroposóficas no SUS.

Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF