Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/13 às 14h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Cerpis de Planaltina realiza oficina sobre a história de Hygeia e Panaceia

COMPARTILHAR

Automassagem, dança circular, fabricação de sabonete e sabão caseiros

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina realiza, no dia 29 de outubro, a oficina “História de Hygeia e Panaceia”. Voltada para servidores e a comunidade, a atividade vai acontecer das 8h às 11h, no Cerpis.

A História de Hygeia e Panaceia foi criada com base na mitologia grega pela equipe do Cerpis. Ela aborda a higiene em vários aspectos, do nível pessoal ao ambiental, e enfatiza a sua importância para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

Segundo o gerente do Cerpis, Marcos Freire, a história retrata o trabalho de médicos que precisavam trabalhar juntos, passando inicialmente pela promoção da saúde e prevenção das doenças. Só quando as pessoas, mesmo com todos os cuidados, adoecessem iriam para o hospital, onde seriam muito bem tratadas por eles. Depois voltariam para os cuidados de Hygeia a fim de preservarem sua saúde para não adoecerem novamente.

O evento conta com a parceria do Programa BioGama/FUP (Faculdade UnB de Planaltina) de conscientização ambiental, a partir da coleta seletiva, e reciclagem de óleo de fritura para confecção de sabão caseiro nas comunidades de Brasília. Também haverá demonstração de como fazer sabonete de glicerina e demonstração de técnicas apropriadas para lavagem das mãos.

A coordenadora-geral de saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, ressalta as ações do Cerpis, que oferece cursos e palestras gratuitamente para a comunidade. Entre eles Tai Chi Chuan, automassagem, acupuntura e fornecimento de plantas medicinais. “O Centro atua na atenção primária à saúde da regional de saúde e traz benefícios para a população, como palestras assim”, afirma.

O livro de Hygeia faz parte de “A História de Hygeia e Panaceia”, uma adaptação da mitologia grega pela equipe do Cerpis. A história está disponível e ilustra bem a relevância da higiene na saúde das pessoas e do ambiente, em todos os sentidos.

Programação:

8h – Prática Integrativa em Saúde: automassagem e dança circular

9h – Lanche compartilhado. Trazer frutas e copo permanente para água/chá

9h15 – A História de Hygeia e Panaceia

10h – Produção de sabonete de glicerina e sabão caseiros

10h30 – Encerramento

 

Tatiane Gomes