Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/01/19 às 14h18 - Atualizado em 14/01/19 às 14h18

Núcleo de Citopatologia e Anatomia Patológica NUCAP – Gama

COMPARTILHAR

MISSÃO: Realizar a análise morfológica de amostras teciduais humanas, obtidas como biópsias ou em atos cirúrgicos, procedentes de setores internos do hospital (centro obstétrico, centro cirúrgico, pronto socorro, endoscopia e de procedimentos ambulatoriais) e elaborar laudos com diagnósticos que primam pela excelência técnica, no menor intervalo de tempo possível.

PROCEDIMENTOS OFERECIDOS E PREVISÃO DE ENTREGA DE RESULTADOS:
a. Histopatologia (estudo de biópsias e de peças cirúrgicas). Entrega de resultados prevista para até 30 (trinta) dias após o recebimento da amostra no NUCAP, podendo variar para mais ou menos tempo, conforme a complexidade demandada na análise da amostra.
b. Necropsia clínica (estudo das causas do óbito não violento e nem suspeito). Procedimento será realizado em até 02 (dois) dias após o óbito, pois depende de entrevista com familiares e disponibilidade de auxiliares técnicos. A declaração de óbito é emitida após o procedimento de necropsia.

 

FORMA DE ATENDIMENTO:
a. Histopatologia: solicitação de exame em formulário próprio, preenchido com os dados do paciente, histórico clínico e especificação da amostra, assinado e carimbado pelo médico solicitante, acompanhado de amostra imersa em formol à 10%, devidamente acondicionada e identificada conforme solicitação médica.
b. Necropsia clínica: solicitação de exame em formulário próprio, preenchido com os dados do paciente e histórico clínico, autorizado no verso por um membro mais próximo do (a) falecido (a) ou seu representante legal, munido de documentos próprios e do (a) falecido (a). Este representante deverá comparecer para entrevista com médico patologista antes do procedimento da necropsia, mesmo após ter autorizado o procedimento.

 

DIAS E HORÁRIOS DE ATENDIMENTO:
– Atendimento ao público: de segunda a sexta-feira, de 13:00 às 18:00 h.
– Recepção de amostras e expediente interno: de segunda a domingo, de 07:00 às 19:00 h.
– Entrega de corpos para enumação: de segunda à domingo, de 08:00 às 18:00 h.