Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/08/19 às 16h08 - Atualizado em 6/08/19 às 16h10

Classe Hospitalar do Hmib recebe visita e palestra da Adasa

COMPARTILHAR

Crianças internadas aprendem a proteger o meio ambiente e juram defender a natureza

 

As crianças internadas no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) receberam a visita de um grupo da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), nesta terça-feira (6). A atividade faz parte do Programa de Educação Ambiental da agência, chamado ‘Adasa na Escola’, que leva para os alunos informação e conscientização sobre o uso racional da água e a destinação correta dos resíduos sólidos.

 

“Como o Hmib tem a escolinha Classe Hospitalar, que faz acompanhamento pedagógico das crianças enquanto estão internadas, resolvemos trazer essa ação de sensibilização também para os que não estão na sala de aula, neste momento”, explica uma das palestrantes da Adasa, Núbia Maia.

 

Após as explicações, exibição de vídeos e a aula-espetáculo, as crianças se tornam ‘guardiões da água’, ficando aptas a proteger o meio ambiente. Recebem uma capa de herói, brindes da Adasa e fazem o juramento de defender a natureza. E para contemplar a todos, os palestrantes ainda foram até os leitos levar as informações e os brindes aos que não puderam comparecer à aula.

 

Para Regina Ferreira Alves, mãe do Danilo Rodrigues, que veio de Aparecida de Goiânia (GO) e está internado há três semanas, a iniciativa “foi muito importante, porque a gente precisa mudar os hábitos de desperdício, aprender, por exemplo, a escovar os dentes com a torneira fechada. Meu filho é uma criança ainda, mas já sabe que não se pode jogar lixo na rua. Inclusive, ele chama a atenção até dos adultos, quando pega alguém jogando papel de bala pela janela do carro”, conclui.

 

Sílvia Viana Aragão, uma das professoras da Classe Hospitalar no Hmib, convidou a Adasa para apresentar o programa para que as crianças internadas também tivessem acesso às informações. “Já é a quarta vez que eles fazem esta ação aqui. Achamos importante que as crianças que estão fora das salas de aula também aprendam sobre a preservação do meio ambiente. Internadas aqui, já podem começar por economizar água na hora de escovar os dentes, de tomar banho, jogar o lixo no cesto, no que diz respeito à higienização pessoal, e levar os novos hábitos para a escola, para casa, quando tiverem alta”, explica.

 

 

Janiara Lara, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação Saúde-DF