Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/12 às 19h38 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Clínica da Família do Areal completa um mês de funcionamento


Mais de 1,2 mil atendimentos já foram realizados

A Clínica da Família do Areal, inaugurada em setembro, já realizou mais de 1.224 atendimentos, entre consultas, exames de prevenção de câncer de colo de útero, curativos, palestras e visitas domiciliares. Criadas com o objetivo de ampliar o acesso à prevenção e promoção da saúde, as clínicas da família também ajudam a diminuir a procura pelos serviços de emergência dos hospitais regionais.

Geralda Maria Lacerda, 59 anos, mora na QS 5 e diz que somente procurou atendimento médico quando teve seus filhos. “Nunca fui de ficar procurando médico, sempre trabalhei muito e não tinha tempo de consultar, só ia ao pronto-socorro quando não aguentava mais. Com a clínica perto da minha casa ficou mais fácil. A médica disse que estou com pressão alta e infecção urinária. Agora tenho que fazer alguns exames e voltar no dia 5 de novembro”, relata a usuária que aproveitou para elogiar a educação e atenção de toda a equipe da clínica.

Outra paciente beneficiada com a clínica da família é Terezinha de Souza, 47 anos. Ela faz diálise peritoneal e é acompanhada pela equipe do Hospital de Base, mas quando necessitava de uma consulta simples, como ginecologia, tinha dificuldade para ir até o centro de saúde. “A clínica fica aqui do lado da minha casa, marquei a consulta rapidinho, menos de uma semana, meus sobrinhos já consultaram aqui e gostaram muito”, informa.

A unidade conta médicos da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, odontólogo e técnico em higiene bucal. São sete consultórios, além de salas para curativo, medicação, reuniões e farmácia para dispensação de medicamentos. As três equipes multiprofissionais instaladas na QS 5 atendem os usuários das QS 5 e 6 e parte do Setor Habitacional Arniqueiras. O horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Alguns dados de atendimento da Clínica da Família do Areal (4 de setembro a 16 de outubro de 2012)

– consultas médicas – 681

– consultas enfermagem – 35

– curativos – 32

– prevenção de câncer de colo de útero (enfermagem) – 45

– visita domiciliar/cadastramento de famílias – 493

– verificação de pressão arterial – 700

 Regina Célia