Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/12 às 19h17 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Clínica da família do Recanto das Emas abre as portas

COMPARTILHAR

Profissionais informam sobre serviços oferecidos na unidade

A comunidade do Recanto das Emas já pode contar com os serviços que serão oferecidos na nova Clínica da Família, localizada na quadra 104. Durante a manhã desta quinta-feira (22), moradores compareceram à unidade para conhecer as instalações, os equipamentos e os profissionais que irão atendê-los. Os visitantes foram recepcionados pela subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, acompanhada pelo coordenador geral de Saúde do Recanto das Emas, Fábio Sabino.

Rosalina Sudo destacou que a nova unidade é de todos os servidores e usuários que serão beneficiados com as novas instalações.  “O Recanto das Emas recebeu a primeira grande clínica da família do Distrito Federal, com capacidade para sete equipes da Estratégia da Saúde da Família. E isso não pode ser esquecido. Trata-se de um patrimônio de todos, que todos devem cuidar e preservar”, reforçou, completando que o local tanto fará bem aos servidores, que trabalharão num local amplo e iluminado, como aos pacientes, se se sentirão mais confortáveis e melhor acolhidos pelos profissionais.

A moradora Raquel Florência de Sousa , da Quadra 108, ficou contente ao ver no mapa de entrada da clínica que a sua casa faz parte da área de cobertura da clínica. “Amanhã mesmo vou voltar aqui para agendar consultas para mim e para a minha filha e já sei que devo procurar a equipe amarela Está tudo muito bem estruturado ”, enumerou, apontando a proximidade de casa como outro grande diferencial para ela porque evitará ter que pegar condução. A moradora foi recepcionada pela técnica de enfermagem Tereza de Jesus, da equipe cinza, que informou sobre os serviços disponíveis.

Para facilitar a identificação pelos pacientes, cada equipe de profissionais adotou uma cor de camiseta diferente, de acordo com as quadras atendidas. A equipe amarela, por exemplo, cuidará das quadras 108/109 e 110. Já a equipe laranja ficará responsável pelos moradores das quadras 105, 106 e 107. Todas as equipes terão suas áreas de atuação identificadas também com as cores roxa, cinza, azul, verde e rosa.

Outra usuária que ficou exultante com a abertura da clínica foi a senhora Eliezete de Araújo Lima, de 104 anos. Ativa e bem disposta, ela assistiu a explanação da subsecretária e dos profissionais da unidade e disse que será usuária constante dos serviços que serão oferecidos. “Nunca vi uma clinica assim, da forma como esta foi construída”, comentou a moradora da quadra 107.

Além da comunidade, os servidores também demonstraram contentamento com as novas instalações de trabalho. Viviane Moraes, Fabiani Soares e Marcilene Zacarias são agentes comunitárias da equipe laranja e fizeram questão de mostrar as novas instalações onde irão trabalhar. “Aqui é tudo amplo e confortável, bem diferente do espaço que a gente dividia no Centro de Saúde 02, numa sala bem pequena”, relembrou Fabiani.

Todos os moradores que se dirigirem à clínica da família até o fim da próxima semana serão convidados a conhecer o serviço por meio de um tour promovido por agentes comunitários de saúde, que culminará com uma mini palestra dada pelos médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. A ideia surgiu porque ficou constatado em experiências anteriores, que muitas vezes o paciente reclama do serviço porque não sabe ao certo onde buscar atendimento.

O tour pela clínica funcionará simultaneamente ao atendimento com agenda aberta. Todos os pacientes que chegarem ao local serão atendidos e depois  encaminhados ao seu local de referência, onde farão o tratamento. Isso ocorrerá até que as sete equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde estejam com as agendas prontas e passem a atender por meio de marcação prévia.

Arielce Haine