Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/13 às 13h29 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Clínica da Família do Recanto vai contar com nutricionistas

COMPARTILHAR

Serviço vai funciona às quartas e quintas-feiras


Um serviço inédito foi iniciado esta semana na Clínica da Família do Recanto das Emas na quadra 104, com a participação de duas nutricionistas. O objetivo é fazer o acompanhamento nutricional de pacientes que são encaminhados pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atendem no local.

 

A maioria dos casos refere-se a pacientes hipertensos, com diabetes ou com obesidade e que necessitam de uma dieta específica. Com o serviço, que ocorre às quartas e quintas feiras, em horário comercial, será possível levantar um perfil nutricional da população atendida pela clínica. “A estimativa é que isso possa ocorrer num prazo de três a quatro meses”, explica a nutricionista Rosiane Menezes da Silva, que está atendendo na unidade juntamente com a nutricionista Raquel Pereira Costa. Ambas integram a equipe de profissionais da UPA do Recanto das Emas nos demais dias da semana.

 

Rosiane ressalta que o acompanhamento nutricional junto à ESF é muito importante porque a alimentação tem papel decisivo na obtenção de bons índices tanto em relação ao colesterol como dos triglicerídeos.

 

Outra tarefa das nutricionistas na clínica serão as visitas domiciliares a serem feitas aos pacientes que não tem condições de locomoção.  No Recanto das Emas, essas visitas também são feitas pelo Núcleo Regional de Assistência Domiciliar (NRAD).

 

Segundo a gerente da Clínica da Família, Daise Alves de Melo, a unidade também passou a contar com apoio de uma médica geriatra que também vem apoiando as equipes. O atendimento em  geriatria é feito todas as quintas-feiras pela manhã para os pacientes moradores nas quadras de abrangência da clínica.

 

Arielce Haine