Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/01/13 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Obras de duas clínicas da família estão em fase final

COMPARTILHAR

Unidades atenderão mais de 30 mil pessoas

As obras das Clínicas da Família de Sobradinho, em Nova Colina, e de Samambaia, na quadra 302, já foram concluídas. A inauguração das duas unidades depende apenas da conclusão da urbanização e pavimentação, além da instalação das redes de energia e água.

Cada clínica será contemplada com cinco equipes de estratégia da Família e terá capacidade para atender mais de 15 mil pessoas. De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), Cleunice Godóis, as unidades vão facilitar o acesso da população local aos serviços de saúde.

Segundo Cleunice, as equipes vão trabalhar próximas à comunidade, proporcionando maior interação entre os profissionais e os moradores da região. “Dessa forma, podemos trabalhar também a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, completa.

As novas unidades têm mais de mil metros quadrados, divididos em cinco consultórios odontológicos, dez consultórios médicos, sendo quatro deles preparados para o atendimento especializado à mulher, cinco salas de acolhimento, uma de curativo, uma de vacinação, uma de medicação e nebulização, uma de esterilização e uma de farmácia, além da parte administrativa e do auditório de educação em saúde.

Cada uma das cinco equipes da clínica contará com um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem, cinco agentes comunitários de saúde, um dentista e um técnico em saúde bucal. Esses profissionais ficarão à disposição da população das 8h ao meio dia e das 14h às 18h.
Clínica da Família.

As Clínicas da Família fazem parte da Atenção Primária de Saúde. As unidades oferecem serviços de vacinação, acolhimento, dispensação de medicamentos, curativos, planejamento reprodutivo, pré-natal, saúde bucal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, acompanhamento de doenças como hipertensão, tuberculose e hanseníase, além do atendimento a pequenas urgências.
As equipes da Estratégia Saúde da Família realizam atendimentos à população de todos os sexos e idades, de forma integral, e podem resolver até 80% dos problemas de saúde da comunidade assistida.

O Distrito Federal já conta com cinco Clínicas da Família em funcionamento, além das duas que serão inauguradas em Samambaia e Nova Colina e mais duas que já começaram a ser construídas em Ceilândia. A SES/DF está investindo na atenção primária para assegurar atendimento rápido e mais próximo da comunidade.

Rafaela Marrocos