Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/11/13 às 11h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Clínicas da Família oferecem serviços odontológicos

COMPARTILHAR

Em média são 150 consultas odontológicas por mês, em Samambaia

As Clínicas da Família de Samambaia, que fazem parte do novo modelo de assistência primária à saúde do Distrito Federal, oferecem serviços odontológicos à população, com uma média de 150 consultas e retornos por mês, além de outros procedimentos odontológicos.

Samambaia é a região administrativa com o maior número de Clínicas da Família, são quatro unidades que abrigam equipes da Estratégia Saúde da Família, composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e, além desses, dentista e técnico em saúde bucal, sendo dez equipes de Saúde Bucal.

Nessas unidades, além do trabalho de prevenção e educação em saúde, são oferecidos os procedimentos básicos em odontologia, como profilaxia (limpeza), periodontia básica (tratamento das gengivas), restaurações e pequenas cirurgias ambulatoriais.

“O trabalho da equipe de saúde bucal nas clínicas da família é realizado em conjunto com médicos, enfermeiros e demais profissionais da Estratégia Saúde da Família. Há uma troca entre os profissionais. Além disso, nessas unidades, em que trabalhamos com uma população menor é possível fazer um planejamento melhor, pois estamos em contato com a comunidade”, destacou a coordenadora de Saúde Bucal de Samambaia, Aline Portugal.

Para o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles, é um serviço essencial na atenção primária. “O atendimento odontológico prestado pelas clínicas da família complementa a atenção primária à saúde com qualidade e está mais próximo da comunidade, agregando valores ao atendimento primário”, ressalta.

Clínica da Família da quadra 314

A Clínica da Família da quadra 314 de Samambaia Sul é uma das unidades que dispõe do serviço, onde a comunidade da área de abrangência tem à disposição atendimentos em três consultórios. São realizadas, em média, 140 consultas odontológicas por mês, em crianças menores de um ano inseridas no Programa Cárie Zero, gestantes e demais pacientes de qualquer faixa etária.

No Programa Cárie Zero, as crianças menores de um ano são acompanhadas e as mães orientadas quanto à importância da amamentação, sobre hábitos nocivos de chupar dedo, chupeta, entre outros. As gestantes do primeiro trimestre recebem também orientações sobre as possíveis alterações na boca durante essa fase, além de explicações sobre higiene oral, dentre outros procedimentos.

Para os demais pacientes da área de abrangência, são ofertadas vagas para consulta odontológica na própria unidade, onde poderão ser realizados tratamentos preventivos e restaurador, como periodontal básico, dentística e extrações, por exemplo.

Os casos de cirurgia oral menor (extrações de cisos, dente incluso ou biópsias), endodontia (canal), periodontia avançada, diagnóstico de câncer bucal, prótese total, entre outros mais complexos, são encaminhados para tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas do Hospital Regional de Taguatinga ou na Policlínica de Taguatinga.

Para atendimento no serviço de Saúde Bucal da clínica, o morador deve residir na área de abrangência, apresentar cartão do SUS na unidade ou ainda ser encaminhado pelo agente comunitário de saúde, quando detectada a necessidade de assistência à saúde bucal durante a visita domiciliar.

Atualmente, a Secretaria de Saúde conta com oito Clínicas da Família, sendo quatro em Samambaia, duas no Recanto das Emas, uma no Areal e uma em Sobradinho (Nova Colina).

Por Iêda Oliveira, Agência Saúde DF
Assessoria de Imprensa
(61) 33482547/2539 e 9862-9226

Leia também...