Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/13 às 21h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Combate à obesidade na rede pública de saúde

COMPARTILHAR

Exame verifica necessidade de ganho de massa muscular ou perda de gordura

Um exame que avalia a composição corporal (proporção de músculos e gordura) com alta precisão e rapidez começou a ser realizado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). Desde julho são feitos pelo menos oito testes por semana, sempre às segundas-feiras, em pacientes encaminhados pelos centros de saúde ou pelo próprio hospital, para tratamento com a equipe de nutrição do HRSM.

Além de Santa Maria, na rede pública de saúde do DF é possível fazer o exame no Hospital Regional do Gama (HRG), Hospital Regional de Samambaia (HRSam), Hospital Regional do Guará (HRGU), Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB) e no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

A subgerente de Nutrição do HRSM, Sarah Batista Barbosa, destaca como principal benefício para o paciente a garantia de um tratamento mais eficaz. “Com o teste, podemos verificar a necessidade de ganho de massa muscular ou perda de gordura do paciente. Ainda verificamos as calorias perdidas durante a realização de atividades físicas”, afirma.

Segundo Nathalia Galvão, responsável pelos exames, o procedimento é rápido. O paciente deve estar em jejum de quatro horas, não fazer exercícios nem consumir bebidas alcoólicas por 12 horas, estar de bexiga vazia e utilizar roupas leves no dia do exame.

José Ribamar/Larissa Gomes

Leia também...