Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/11/12 às 17h18 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Combate ao câncer é tema de Congresso Nacional

COMPARTILHAR

Especialistas de vários estados participam até sexta-feira (09) do IX Congresso da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer (RFNCC). A solenidade de abertura, na noite dessa quarta-feira (07), no auditório do Tribunal Superior do Trabalho, contou com a presença   de João Oreste Delazen, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Rafael de Aguiar Barbosa, secretário de Saúde do Distrito Federal, Maria Thereza Simões Falcão, presidente da Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer, Eunice Pereira Amorim, procuradora-chefe do Ministério Público do Distrito Federal, Luis Antonio Santini Rodrigues da Silva, presidente do Instituto Nacional de Câncer e Julival Ribeiro, diretor-geral do Hospital de Base do Distrito Federal.

O Congresso, que é realizado de dois em dois anos, tem a participação de pessoas de diversos lugares, além das presidentes dos 22 estados filiados à Rede Feminina Nacional de Combate ao Câncer. Até sexta-feira serão realizadas palestras que irão ajudar a fortalecer o projeto em instituições da área médica.

Na abertura, o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, destacou as ações realizadas pela pasta no combate ao câncer em mulheres. “Lançamos pioneiramente o modelo da Carreta da Mulher, que leva a mamografia a regiões carentes, onde as mulheres não tem acesso ao serviço público. Essa Careta fica em média, duas semanas em cada cidade-satélite e já realizamos cerca de 20 mil exames”, disse. Rafael Barbosa destacou ainda, os dois mutirões de reconstrução mamária, que contemplaram 170 mulheres no DF. Segundo ele, a lista de espera por este tipo de procedimento estará zerada até o fim do ano.

Paulo Henrique Gomes