Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/10/18 às 12h45 - Atualizado em 30/10/18 às 18h12

Começa 1º seminário de gestão da qualidade em vigilância sanitária do DF

 

A Subsecretaria de Vigilância à Saúde do Distrito Federal realiza o 1º Seminário de Gestão da Qualidade em Vigilância Sanitária do Distrito Federal. O evento foi aberto nesta segunda-feira (29), na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), e se entenderá até a próxima quarta-feira (31).

 

“É extremamente importante a formalização para harmonizar os serviços, aumentar a transparência das atividades, bem como a confiabilidade sobre nossas atividades”, afirmou a subsecretária de Vigilância à Saúde, Beatriz Ruy.

 

A gestora destacou que o um dos pontos mais importantes é a estruturação dos processos de trabalho e organização do sistema em benefício da população. Ela esclareceu, também, que o novo código de conduta garantirá a padronização dos serviços.

 

O diretor de Vigilância Sanitária do DF, Manuel Silva Neto, lembrou que as atividades fazem parte do compromisso assumido junto ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) no sentido de se implantar o primeiro Sistema de Gestão de Qualidade na Vigilância Sanitária do Distrito  Federal.

 

“A Vigilância Sanitária recebeu um questionamento da União Europeia sobre a inspeção dos produtos exportados. Eles queriam saber como é feita a fiscalização? Por isso, a vigilância sanitária dentro dos estados precisara harmonizar os processos”, ressaltou.

 

Também participaram do evento o diretor da Faculdade de Ciências da Saúde, Laudimar Alves; a representante da presidência da Anvisa, Mariângela Nascimento; e a representantes do Sebrae, Andrea Magalhães.

 

PROGRAMAÇÃO – Ao longo do primeiro dia do evento, serão ministradas as palestras “Avanços na implementação da qualidade nas vigilâncias estaduais” e “Ética no serviço público e o papel da Controladoria no processo de ampliação da transparência”. Haverá uma mesa para debater as “Dificuldades e potencialidades na implantação da gestão da qualidade nos serviços de Vigilância Sanitária”.

 

No segundo dia, serão apresentados os trabalhos preparatórios para a construção da estrutura do Código de Conduta. Já na quarta-feira (31), será apresentada a consolidação das contribuições do grupo de trabalho, com eleição de representantes para compor a equipe que irá elaborar o código. Em seguida, encerramento, com brunch de confraternização.

 

SERVIÇO:

 

1º Seminário de Gestão da Qualidade em Vigilância Sanitária do DF
Local: Auditório nº 3, da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB
Horário: das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30

 

Ailane Silva, da Agência Saúde
Fotos: Breno Esaki