Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/10/19 às 16h12 - Atualizado em 24/10/19 às 10h11

Compp completa 50 anos com festa para crianças

COMPARTILHAR

Teve bate-papo com os pais sobre saúde mental

 

Uma festa do jeito que criança adora. Assim foi a comemoração dos 50 anos do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica (Compp), nesta quarta-feira (23). Cerca de 250 usuários da unidade, que atende pessoas de zero a 12 anos com distúrbios emocionais e comportamentais, compareceram ao evento para participar das atividades e cantar os parabéns.

 

Brincadeiras antigas, a exemplo da dança das cadeiras, brinquedos infláveis e comidas como cachorro quente,  brigadeiro e pipoca, fizeram a alegria dos pequenos durante toda a manhã. “Enquanto as crianças aproveitavam, fizemos um bate-papo com os pais para falar sobre saúde mental infantil, o papel do Compp e sobre a rede de atenção à saúde mental infantil”, contou a gerente do centro, Lilian Lordelo.

 

A celebração ainda teve o momento do ‘parabéns’,  com direito a decoração e bolo de aniversário. Participaram da festividade, além de servidores do Compp,  o diretor de Atenção Secundária da Região de Saúde Central, Francino Machado, e a diretora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Elaine Bida, que frisaram a importância do serviço e do processo histórico dos 50 anos do serviço.

 

SERVIDORES – Ainda dentro das comemorações,  nesta terça-feira (22) foi realizado um café da manhã em homenagem aos servidores. “Inauguramos um grafite numa parede interna do serviço, com personagens criados por um dos nossos servidores ainda na década de 90. Fizemos uma cápsula do tempo, onde escrevemos cartas para a equipe que estará no Compp em 2039, falando do momento atual e do que desejamos para o serviço e para eles. A cápsula está enterrada no jardim do centro”, relatou Lilian.

 

SERVIÇOS – O Compp oferece acolhimento com classificação de risco, priorizando os casos graves, como é preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Realiza atendimento com equipe multidisciplinar e interdisciplinar em assistência social, Enfermagem, Educação Física, Fonoaudiologia, Neurologia, Neuropediatria, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Psiquiatria e Terapia Ocupacional.

 

HISTÓRIA – O Compp foi criado pelo Decreto nº 1.174, de 23 de outubro de 1969, com o objetivo de diagnosticar e oferecer orientação médica, psicológica, pedagógica e social a crianças e adolescentes.

 

Sua fundação surgiu de uma parceria entre as secretarias de Saúde, de Educação e Cultura, de Serviços Sociais e de Viação e Obras Públicas.

 

A unidade é referência em saúde mental infanto-juvenil para a população do Distrito Federal. Nos primeiros nove meses do ano, foram realizados 28 mil atendimentos.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF