Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/06/19 às 14h05 - Atualizado em 4/06/19 às 14h05

Conferência Distrital de Saúde se inicia nesta quarta (5)

COMPARTILHAR

Participação popular é essencial para o fortalecimento do SUS

 

A Secretaria de Saúde e o Conselho de Saúde do DF abrem, nesta quarta-feira (5), às 9h, a 10ª Conferência Distrital de Saúde. O evento é a etapa preparatória para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para agosto deste ano. O tema de ambas é o mesmo: Democracia e saúde: Saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. Na edição do DF, são esperadas cerca de 500 pessoas.

 

Os eixos a serem discutidos serão: saúde como direito; consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde; e financiamento adequado e suficiente. A conferência é uma forma de participação popular, prevista tanto na Constituição Federal quanto na Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes do SUS.

 

Antes da realização da conferência distrital, cada uma das sete regiões de saúde do DF promoveu sua discussão local. A primeira aconteceu em 26 de março, na Região de Saúde Norte, com a participação de 167 pessoas. E a última a reunir os brasilienses para debater a temática foi a Região de Saúde Sudoeste, no dia 10 de abril.

 

Um total de 338 delegados, dentre eles 56 natos da etapa distrital e outros 332 escolhidos nas etapas regionais, irão representar os gestores, trabalhadores e usuários na conferência distrital. Desse total, 68 serão escolhidos para a etapa nacional.

 

SERVIÇO

Abertura da Conferência Distrital de Saúde

Data: 5 de junho

Horário: 9 horas

Local: Auditório do Instituto Serzedello Corrêa – SCES, Trecho 3, Lote 3.​