Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/04/19 às 14h57 - Atualizado em 8/04/19 às 15h02

Conferências de Saúde reúnem mais de 600 pessoas no final de semana

COMPARTILHAR

A Região de Saúde Sudoeste realizará debate no Taguaparque

 

Na próxima quarta-feira (10), conselheiros, representantes de associações, servidores e comunidade participarão da última Conferência Regional de Saúde, a da Região de Saúde Sudoeste, que abrange Taguatinga, Vicente Pires, Recanto das Emas e Samambaia. O evento acontecerá no Centro Cultural Taguaparque, das 8h às 18h.

 

Neste final de semana, mais três regiões realizaram conferências de saúde: Oeste, Leste e Sul. Mais de 600 pessoas participaram dos eventos preparatórios para a Conferência Distrital de Saúde, agendada para o mês de julho, e a 12ª Conferência Nacional, que acontece em agosto próximo.

 

Com o tema “Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS”, o debate aconteceu em torno da situação específica de cada região, resultando em propostas de ações e outras que devem ser levadas para a conferência distrital.

 

REPRESENTATIVIDADE – Na última sexta-feira (5), participaram do encontro da Região de Saúde Oeste, que abrange Ceilândia e Brazlândia, representantes de associações, conselheiros, estudantes, servidores da pasta, representantes das administrações regionais, professores e comunidade. De acordo com os organizadores, essa representatividade é fundamental para a formulação das políticas públicas de saúde.

 

Já as regiões Leste e Sul reservaram o sábado (6) para as discussões e eleição de seus representantes para a etapa distrital, seguindo os eixos saúde como direito, consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e financiamento adequado e suficiente.

 

A primeira região a realizar a sua conferência foi a Norte, que compreende Sobradinho, Planaltina e Fercal, em 26 de março e, no dia seguinte, foi a vez da região Central (Brasília e Cruzeiro). Depois a região Centro-Sul realizou o debate nos dias 3 e 4 de abril, área que abrange Candangolândia,Núcleo Bandeirante, Estrutural, SAI, SCIA, PPark Way, Guará e Riacho Fundo I e II.

 

Josiane Canterle, da Agência Saúde

 

Leia também...