Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/19 às 10h35 - Atualizado em 12/11/19 às 10h47

Confira o funcionamento da Saúde nos pontos facultativos e no feriado

COMPARTILHAR

Atendimentos de emergência seguem de forma ininterrupta

 

Devido aos pontos facultativos e ao feriado da Proclamação da República, parte da rotina dos serviços públicos de saúde será modificada nestas quarta (13), quinta (14) e sexta-feiras (15). Confira como será o funcionamento da rede pública de saúde.

 

UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE, AMBULATÓRIOS E POLICLÍNICAS – A partir do meio-dia de quarta-feira (13), as unidades básicas de saúde (UBS), ambulatórios e policlínicas estarão fechados e seguem sem expediente até o feriado, na sexta-feira (15). A Secretaria de Saúde recomenda aos pacientes com consultas agendadas para estes dias que procurem as unidades o quanto antes para efetuar e remarcação. Atenção: as UBS que funcionam aos sábados abrirão normalmente. Confira aqui a lista.

 

FARMÁCIAS DE ALTO CUSTO – Ficarão fechadas durante os dias de ponto facultativo e no feriado. As pessoas que retiram medicamentos regularmente e que estarão sem o insumo no período devem antecipar a ida ao local. Já os pacientes que estavam agendados para os dias de ponto facultativo, para a realização de cadastro ou retirada de medicamento pela primeira vez, estão sendo reagendados.

 

EMERGÊNCIAS – Todas as emergências dos hospitais regionais e as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) vão funcionar 24 horas por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também funcionará de forma ininterrupta, podendo ser acionado pelo telefone 192.

 

REGULAÇÃO – Os pacientes com exames e cirurgias agendadas nesses dias em hospitais públicos ou clínicas conveniadas com a Secretaria de Saúde serão comunicados pelo Complexo Regulador do Distrito Federal (CRDF), no caso da necessidade de alteração da data dos procedimentos.

 

IGES-DF – Nos dias com ponto facultativo, o expediente será normal para os colaboradores das áreas de assistência à saúde nas unidades que integram o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF); São elas: hospitais de Base e da Santa Maria, e as seis UPAs. No feriado, não haverá expediente administrativo.

 

DOAÇÃO DE SANGUE – A Fundação Hemocentro de Brasília funcionará normalmente nos dias dos pontos facultativos, das 7h às 18h. Ele fechará somente na sexta-feira (15), devido ao feriado, e reabrirá no sábado (16), no horário normal. A instituição fica no Setor Médico-Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (Asa Norte). Para agendar doações e obter mais informações, ligue no número 160, opção 2. A instituição não funciona aos domingos.

 

CAPS – Somente os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) do tipo III, voltados ao atendimento de retaguarda e articulação em rede, estarão com atendimento 24 horas por dia. Os outros CAPs, dos tipos I e II, estarão fechados a partir do meio-dia de quarta-feira (13).

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde