Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/08/16 às 18h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Confraternização marcou o “Agosto Dourado” no Recanto das Emas

COMPARTILHAR

Mamaço, oficinas e apresentações musicais alegraram o evento

BRASÍLIA (18/7/16) – A Clínica da Família Nº 02 do Recanto das Emas realizou, nesta quarta-feira (17), um evento em comemoração à Semana Mundial de Aleitamento Materno e ao mês “Agosto Dourado”. Durante todo o dia foram oferecidas diversas atividades, com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância do ato de amamentar.

Para a gerente da unidade, Rosvita Beine, a iniciativa teve resultados positivos. “A experiência do encontro entre os profissionais e a comunidade para discutir o estímulo a amamentação foi bastante rica, pois envolveu toda a família. Tanto as mães quanto os pais, tiveram acesso a uma série de informações fundamentais para o bom desenvolvimento de seus filhos”, disse.

Segundo a nutricionista Mariane Curado, uma das organizadoras do evento, além do envolvimento de todos os servidores que se comprometeram desde o início a fazer algo inovador, a participação dos estudantes de residência multiprofissional e estudantes de medicina da ESCS, e estagiários de fonoaudiologia da UNB, foi o grande diferencial para o sucesso das atividades.

Durante a comemoração foram realizadas oficinas de massagem e higiene oral para bebês, serviço de auricoloterapia, rodas de conversa enfatizando a importância dos pais no processo de amamentação, formas de prevenção de acidentes com crianças, amizade entre pais e filhos e a importância da amamentação para o desenvolvimento oro facial da criança.

O projeto Farmácia Viva, do Núcleo de Farmácia Viva da Secretaria de Estado de Saúde do DF, marcou presença com uma palestra sobre o uso de plantas medicinais na gestação e na amamentação. Houve também a realização do “mamaço”, onde as várias mães presentes tiveram um momento onde puderam amamentar seus filhos.

Nos intervalos das atividades os estudantes da ESCS fizeram apresentações musicais e teatro de fantoches. Também foram disponibilizados brinquedos no espaço externo da Clínica e pintura de rosto para entreter as crianças presentes. O encerramento foi realizado pelo grupo Batucadeiros.

Para Graciele Vieira, paciente da ESF 407, a iniciativa foi ótima. “Faço acompanhamento dos meus filhos nessa Clínica há bastante tempo e gostei muito das palestras. Sempre oriento minha filha, que também é mãe, sobre a importância de amamentar o bebê”, disse.

Veja as fotos aqui 

 

Leia também...