Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/06/18 às 19h28 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Conselho de Saúde aprova modelo de gestão atual do Hospital da Criança

Decisão favorece atual gestão da unidade. Foto: Arquivo/SES-DF

 

O Conselho de Saúde do Distrito Federal aprovou a manutenção do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe) como gestor do Hospital da Criança de Brasília José de Alencar.

 

A resolução foi publicada no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (14). O documento autoriza a Secretaria de Saúde a promover os atos necessários e fazer o chamamento público de entidades para a gestão da unidade no período 2019 a 2024.

 

“Essa resolução do Conselho de Saúde do Distrito Federal reforça que todas as instituições da nossa cidade que têm compromisso com o interesse público e o bem das nossas crianças estão unidas em defesa do Hospital da Criança e de seu modelo de gestão”, enfatizou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

 

A aprovação do conselho é resultado de apuração do grupo de trabalho que analisou o modelo de gestão e não encontrou irregularidades no contrato com o instituto.

 

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recomendou que a gestão do hospital siga sob responsabilidade do Icipe e defendeu a suspensão da sentença que proibia o instituto de contratar com o poder público.

 

Em decisão tomada em abril, a 7ª Vara de Fazenda Pública do DF condenou o Icipe por improbidade administrativa e o proibiu de contratar com o governo por três anos. A medida impedia a instituição de permanecer à frente do Hospital da Criança de Brasília.

 

Na manifestação, a procuradora de Justiça do Ministério Público, Ruth Kicis Torrents Pereira, relata que os alvos da ação — a secretaria e o instituto — estão se movendo para regularizar as pendências e cumprir os comandos legais relativos aos contratos de gestão.

 

DA AGÊNCIA BRASÍLIA