Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/06/18 às 13h32 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Nova UBS de Planaltina ficará pronta no fim do ano

COMPARTILHAR

Obras devem ser entregues no segundo semestre deste ano – Foto: Breno Esaki

 

As obras da 20ª unidade básica de saúde (UBS) de Planaltina estão a todo vapor e devem ser concluídas até o fim deste ano. Nesta quinta-feira (20), o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, foi até o local da construção, na Área Especial 9-A, no Setor Norte, para o lançamento oficial da construção.

 

A previsão é de que a UBS receba quatro equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) com a finalidade de atender à população do Jardim Roriz, centro de Planaltina e Vila Buritis.

 

“Esta é mais uma medida do governo para aumentar a cobertura da atenção primária. Planaltina tinha uma cobertura de 43%. Hoje, ampliamos para 90% e isso está acontecendo em todo o Distrito Federal graças às contratações que o governo vem fazendo, após arrumar a Casa”, disse o governador, ao agradecer o apoio dos parlamentares que contribuíram com emendas.

 

Rodrigo Rollemberg agradeceu aos parlamentares que contribuíram com emendas – Foto: Breno Esaki

 

BENEFICIÁRIOS – A UBS no Setor Norte de Planaltina terá capacidade para atender aproximadamente 19 mil pessoas.

 

“A média de cobertura do Saúde da Família no Brasil é de 66%. Isso mostra que Planaltina estava abaixo da média nacional, mas, hoje, está entre as melhores do país. Significa que mais 90 mil pessoas estão amparadas pelo sistema apenas em Planaltina”, complementou o secretário substituto de Saúde, Daniel Seabra.

 

Segundo Daniel Seabra, cobertura de Planaltina é uma das melhores do país – Foto: Breno Esaki

 

O governador citou, ainda, alguns avanços na Saúde, entre eles, a entrega, nos próximos dias, do segundo bloco do Hospital da Criança, com 202 leitos, sendo 38 de UTI pediátrica.

 

Outra medida foi a criação do Instituto Hospital de Base (IHB), que permite adquirir medicamentos em 45 dias, com 10% de redução nos preços, um salto na celeridade dos processos, pois o prazo chegava a oito meses.

 

“O Base também tinha apenas seis salas de cirurgia funcionando e, hoje, contabilizamos 11 salas, além da reabertura de 107 leitos. Também inauguramos o Laboratório de Alimentação Parenteral”, completou Rollemberg.

 

ESTRUTURA – A previsão é de que a obra seja entregue já no segundo semestre. A estrutura contará com farmácia, coleta de material, sala de vacina, auditório para atividades coletivas e consultórios, sendo quatro deles destinados à odontologia.

 

Atualmente, a Região Norte de Saúde, que engloba Planaltina, Fercal, Sobradinho I e Sobradinho II, tem, aproximadamente, 90% de cobertura ESF, com 97 equipes saúde da família e 33 unidades básicas de saúde. Somente Planaltina dispõe de 48 equipes de saúde da família e 19 UBSs.

 

TEXTO: Ailane Silva, da Agência Saúde 

Construção da nova UBS de Planaltina termina no final do ano