Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/05/13 às 23h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Controle de Infecção Hospitalar do Guará capacita profissionais em Saúde

COMPARTILHAR

Com o intuito de apresentar a teoria aplicada à prática cotidiana do profissional em saúde, o Núcleo de Controle de Infecção do Hospital Regional do Guará tem realizado uma série de capacitações. O curso de atualização, que foi dividido em quatro módulos e já teve a participação de 70 profissionais ligados à área da saúde, continuará durante todo o ano.

O objetivo é capacitar os profissionais de saúde para a correta aplicação das medidas de prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência. O curso pretende mostrar as técnicas corretas de higienização das mãos, de instalação de cateteres, uso de equipamentos de proteção, princípios básicos para a prevenção e monitorização de infecção relacionada à assistência (IRAS) e critérios nacionais de controle de infecção, entre outros.

Durante os módulos, foram realizadas palestras dos servidores do NCIH e dinâmica de grupo. Os participantes foram certificados com 40 horas de capacitação. O último módulo teve como tema o  “Processamento de produtos para a saúde – limpeza, desinfecção, esterilização” e “Conceitos de infecção relacionada à assistência (IRAS)”.Já participaram farmacêuticos, enfermeiros, médicos, técnicos de laboratório, técnicos de enfermagem, nutricionistas, fisioterapeutas.

Módulo I – Conceitos, cadeia epidemiológica dos IRAS/ Medidas de Prevenção e Controle IRAS
Módulo II – Higienização das Mãos, EPI e prevenção/ Aplicação pré e pós teste sobre a higienização das mãos.
Módulo III – Microbiologia e antimicrobianos.
Módulo IV – Processamento de Produtos.

Palestra sobre H1N1
No dia 11 de junho haverá palestra sobre “Medidas de precaução e controle em casos de H1N1 – Gripe A.

Érika Bragança