Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/14 às 17h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Corregedoria da Saúde divulga balanço de Processos e Auditorias

COMPARTILHAR

Setor busca auxiliar a tomada de decisões de forma institucionalizada e transparente

BRASÍLIA (21/11/14) – A Corregedoria da Secretaria de Saúde (SES/DF) divulgou números de procedimentos realizados desde sua criação, em fevereiro de 2011, até o último dia 19. O setor iniciou 1.212 investigações de irregularidades, realizou 793 Procedimentos Administrativos Disciplinares (PAD) e 754 auditorias.

Um dos objetivos da Corregedoria é fiscalizar e punir agentes públicos e auxiliar na tomada de decisões da SES/DF. Mas também funciona como ferramenta para os servidores e gestores de saúde identificarem irregularidades que possam ser corrigidas de modo que a sociedade receba um serviço de qualidade.

O setor atua nas áreas de pessoal, fiscalização (licitações, contratos e convênios), controle interno (prejuízos ao erário) e assuntos estratégicos (demanda por órgão policial), além de auxiliar na possível demissão de funcionários.

Do total de PADs movimentados pela Corregedoria da SES/DF, 40 culminaram em demissões, sendo que destes, 14 profissionais demitidos eram médicos.

Para o Corregedor-Geral da Saúde, Flávio Dias de Abreu, o trabalho tem superado as expectativas. “Nós conseguimos suprir a demanda e estamos conseguindo atuar e auxiliar no cumprimento da ordem pública, de forma a prezar pelo erário [bens públicos]”, explica.

A Corregedoria atua a partir de reclamações e denúncias levadas à Ouvidoria da SES/DF (pelo número 160). Se for detectada necessidade de investigação, o setor é acionado. Internamente, os servidores da SES/DF podem recorrer diretamente ao serviço.

Leia também...