Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/04/13 às 18h58 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Crianças de 5 localidades já recebem suplementos de Vitamina A

Até o fim de maio todo DF será contemplado

O Distrito Federal realiza desde fevereiro a administração de suplementos de vitamina A em crianças de 6 a 59 meses de idade. A campanha faz parte do Programa Nacional – Brasil Carinhoso, que tem como objetivo eliminar a deficiência de vitamina A em áreas de risco no Brasil e contribuir para o conhecimento e incentivo do consumo de alimentos ricos em vitamina A.

O suplemento já foi distribuído para as unidades básicas de saúde do Gama, Sobradinho, Paranoá, Santa Maria, Planaltina e São Sebastião. De acordo com o gerente do Núcleo de Saúde da Criança da Secretaria de Saúde, Cláudio Lima, até o fim de maio todas as regionais serão contempladas.

Segundo o gerente, a alimentação de crianças a cada dia fica mais pobre em vitaminas e minerais essenciais. “A alimentação de nossas crianças é totalmente precária em verduras, frutas e legumes e rica em condimentos. O mundo moderno gera isso a cada dia”, declara o gerente.

A vitamina A é um micronutriente que pode ser encontrado em alimentos de origem animal, nas frutas e legumes de cor alaranjada como a manga, mamão, cenoura e abóbora e em verduras verde-escuras como bertalha e couve.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Centro Oeste a falta de vitamina A atinge 11,8% da população infantil, um índice considerado elevado para este tipo de deficiência. A carência de vitamina A pode causar má formação no desenvolvimento da criança, principalmente na visão.
A Secretaria de Saúde ainda ressalta que é fundamental que os responsáveis fiquem atentos à segunda dosagem do suplemento, que deve ser administrada em crianças de 12 a 59 meses.

André Barros