Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/05/14 às 14h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Crianças têm atendimento especializado em Samambaia

COMPARTILHAR

Centro de Saúde nº 3 dispõe de uma terapeuta ocupacional e uma fonoaudióloga

 

Crianças na faixa etária de seis a dez anos, que residem na área de abrangência do Centro de Saúde n° 03 de Samambaia, com dificuldades de aprendizagem em geral e de adaptação escolar, contam com o apoio do Grupo de Crianças da unidade. O serviço é especializado, coordenado por uma fonoaudióloga e uma terapeuta ocupacional, com o objetivo de melhorar as dificuldades apresentadas em casa e na escola.

“O grupo de crianças foi criado a partir da necessidade do serviço em atender uma demanda cada vez mais crescente, relacionadas à dificuldade de aprendizagem e queixas relacionadas ao comportamento infantil na escola e em casa. Essas demandas se tornaram freqüentes no serviço, tanto pelos profissionais de saúde quanto pela população que buscava a fonoaudióloga ou a terapeuta ocupacional”, explicou a fonoaudióloga da unidade, Patrícia Romeiro.

A identificação das dificuldades dos participantes, o acolhimento das demandas dos pais, o estímulo ao convívio social, o trabalho com a fala, com a escrita e a leitura de forma lúdica são alguns dos objetivos do Grupo de Crianças, que tem também o trabalho focado na estimulação da autonomia, na melhora da autoestima, em questões emocionais e na melhora do vínculo entre o serviço e a comunidade.

“Começamos com um grupo em setembro de 2013, mas devido à procura abrimos mais dois grupos no mês de abril”, informou a terapeuta ocupacional, Thais Fonseca Lima.

O gerente da unidade, Marcos Antônio Trajano, ressalta a importância desse trabalho. “Ao buscar outro olhar que cuida para além dos remédios, essas profissionais ampliam o conjunto de ações, prevenindo agravos de saúde mental e tratando dificuldades para as quais, até então, só existiam os medicamentos. Isso favorece a integralidade do SUS”, destaca.

Atualmente são oferecidos três grupos, compostos por meninos e meninas, em espaços separados. O atendimento para meninos ocorre nas segundas-feiras, sendo um grupo às 10h30 e outro às 16h. Já o grupo de meninas funciona nas quartas-feiras, às 16h.

Os três grupos prestam atendimento semanal atualmente a 13 crianças, o que contabiliza 52 atendimentos mensais.

Para participar, a criança deve residir na área de abrangência do centro de saúde. O encaminhamento é feito pelo médico da Equipe de Saúde da Família (ESF), que identifica junto à família e a escola, a necessidade da criança em realizar alguma intervenção terapêutica.

As atividades

A programação das atividades do grupo é elaborada juntamente com as crianças e, de acordo com a terapeuta ocupacional, Thaís Fonseca Lima, é uma medida muito importante. “Acreditamos que quando elas escolhem as atividades, estamos estimulando a autonomia, o processo de decisão individual, a negociação grupal e o respeito ao desejo individual e coletivo”, enfatiza Thaís.

São realizadas atividades lúdicas, pedagógicas, de psicomotricidade, de fonoaudiologia, dentre outras.

O trabalho no grupo é dividido em quatro momentos: o primeiro refere-se ao acolhimento, com a hora da novidade, em que cada participante conta como foi a sua semana; o segundo consiste na realização da atividade escolhida na semana anterior; o terceiro é a discussão da atividade – como foi para cada participante e o que cada um poderia ter feito para melhorar seu desempenho – e a escolha da atividade da próxima semana; e, por último, um trabalho proposto pelas coordenadoras, mais focado na psicomotricidade e/ou fonoaudiologia.

O Centro de Saúde n° 03 de Samambaia está localizado na QN 429 Conj. F Lote 1 , na Expansão da Samambaia. A área de abrangência da unidade compreende as quadras ímpares 427, 429, 431, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1029, 1031 e 1033; Setor de Chácaras, Asa Alimentos, loteamento próximo ao Termas Solar, Cascalheiras, DF 180, DF 280 e Laje da Jiboia.

Iêda Oliveira

Leia também...