Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/15 às 17h32 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Crianças têm cobertura integral na atenção básica

COMPARTILHAR

Equipes de ESF garantem atendimento qualificado e parametrizado

BRASÍLIA (9/4/15) – Segundo o diretor da atenção primária à saúde do Hospital Regional do Gama (HRG), Dr. José Carlos Dantas, crianças de zero a 14 anos de idade que residem na cidade têm cem por cento de cobertura na assistência em saúde pela atenção básica. “Pelo cadastro da atenção básica da nossa cidade temos 11 mil crianças cadastradas e que são atendidas pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) consistidas, ou seja, equipes de saúde que são compostas por um médico da família, por enfermeiro e técnico de enfermagem ou pelas equipes que são parametrizadas compostas por clínicos, ginecologistas e pediatras, portando a saúde infantil na nossa região está garantida de forma integral e qualificada”, garantiu o diretor.

Os serviços oferecidos pela atenção básica, através do modelo ESF, são mais resolutivos e humanizados, onde a prioridade é dada às ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos usuários. O atendimento vai do recém-nascido ao idoso de forma integral e com uma visão ampliada da comunidade onde está inserida. Toda criança residente no Gama que chega ao seu centro de saúde é acolhida pela equipe da sua área de abrangência através de uma escuta qualificada. De acordo com a sua necessidade é atendida na hora ou os pais já saem com a consulta médica agendada.

“Contamos com 22 equipes de ESF completas e até o final de abril teremos mais sete equipes prontas, com a chegada de novos médicos da família, e temos 16 equipes parametrizadas”, informou o diretor.

Leia também...