Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/11/12 às 20h17 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

CTA-Rodoviária volta a funcionar

Aconselhamento e testes rápidos para HIV, Sífilis e hepatites

Fechado para reforma desde fevereiro deste ano, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Rodoviária do Plano Piloto voltou a funcionar nesta  terça-feira (27). O local voltará a acolher a população do Distrito Federal com distribuição de preservativos, aconselhamento e oferecimento de testagem para HIV, Sífilis e hepatites virais (B  e C). 

O atendimento no CTA-Rodoviária é inteiramente sigiloso e oferece a quem realiza o teste a possibilidade de ser acompanhado por uma equipe de profissionais de saúde que orientará sobre resultado final do exame, independente dele ser positivo ou negativo. Quando os resultados são positivos, o CTA se responsabiliza por encaminhar as pessoas para tratamento nos demais centros de referência da rede pública de saúde.

Ao procurar um CTA, o usuário desse serviço tem direito a passar por uma sessão de aconselhamento, que pode ser individual ou coletiva, a depender do serviço. O aconselhamento é uma ação de prevenção que tem como objetivos oferecer apoio emocional ao usuário, esclarecer suas informações e dúvidas sobre DST e HIV/Aids e, principalmente, ajudá-lo a avaliar os riscos que corre e as melhores maneiras que dispõe para prevenir-se.

Além do aconselhamento, outras ações de prevenção são realizadas pelos CTA, dentro da unidade de saúde (ações intra-muros) e fora dela (ações extra-muros). Os centros também disponibilizam insumos de prevenção, como camisinhas masculinas e femininas para a população geral, gel lubrificante para profissionais do sexo e homens que fazem sexo com homens e kits de redução de danos para pessoas que fazem uso de drogas.

O CTA está localizado no mezanino da Rodoviária do Plano Piloto e funciona das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira. Todos os serviços oferecidos no local são gratuitos.

Hugo Mendes