Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/13 às 20h25 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Curso qualifica assistência domiciliar no DF

Mais de 300 servidores já foram capacitados


A sétima edição do Curso de Extensão em Atenção Domiciliar, que capacitará 50 servidores de todas as regionais de saúde que trabalham na área de atenção domiciliar, foi iniciada nessa terça-feira (26), no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). A iniciativa tem o objetivo de qualificar as equipes multidisciplinares para atendimento aos pacientes crônicos, oferecendo assistência contínua mesmo fora dos hospitais.

O Programa de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde do DF conta com 15 Núcleos (NRADs) compostos por médicos, odontólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais que atendem a 897 pacientes cadastrados. O foco da equipe é acompanhar de forma global o paciente, colaborando com a liberação dos leitos hospitalares e a redução das internações.

Segundo a coordenadora do curso, Maria Leopoldina de Castro Villas Boas, essa edição traz como diferencial o foco maior na Atenção Primária e a abordagem de novos temas relacionados à realidade diária dos pacientes atendidos. “Já capacitamos 300 servidores e desta vez, abrimos o curso para os centros de saúde para melhorarmos o intercâmbio entre hospital e centros de saúde, ampliando a nossa rede de cuidado”, relata à coordenadora.

Para Pedrita da Cunha Sales e Tânia Gonçalves Borges, instrutoras do curso e servidoras do Paranoá e Guará, respectivamente, o curso vem sendo aprimorado a cada edição e este ano a expectativa é de grupos participativos e discussões esclarecedoras sobre a realidade das equipes. “Já participei de cinco edições e o retorno tem sido positivo. Com essa alta demanda a capacitação das equipes é fundamental”, comenta Tânia.
O curso vai até junho com duração de 100 horas e está dividido em quatro módulos, compostos por aulas teóricas e práticas.

Ana Luiza Greca