Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/10/21 às 20h00 - Atualizado em 29/10/21 às 19h51

Dedicação e cuidado com a saúde do próximo

Conheça a enfermeira Lisa Faria e seu trabalho de assistência aos pacientes com pé diabético

 

ADRIANA SILVA, AGÊNCIA SAÚDE-DF | EDIÇÃO: JOHNNY BRAGA

 

Já são 21 anos de dedicação ao Sistema Único de Saúde levando bem-estar e qualidade de vida aos pacientes atendidos no Hospital Regional do Guará (HRGu). Em sua trajetória profissional, a enfermeira Lisa Pires Faria utiliza de seus conhecimentos para tratar pessoas com pé diabético. E por seu trabalho tratando as feridas e recuperando a autoestima daqueles que mais que necessitam de um cuidado especial, Lisa é a quarta personagem da série especial Heróis da Saúde, na Semana do Servidor.

 

Lisa é enfermeira pelo Sistema Único de Saúde há 21 anos – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Levar conhecimento ao paciente, garante o sucesso do tratamento”, destaca a enfermeira que também é especialista em Serviços de Saúde Pública. Ao ingressar na Secretaria de Saúde, Lisa trabalhou na área da saúde da mulher por cinco anos, até ser transferida para a UBS 2 do Guará, onde participou do programa Hiperdia, atendendo pacientes com diabetes e hipertensão arterial.

 

“Foram 16 anos aprendendo e me especializando nessa área para promover qualidade de vida. Sou grata em participar da recuperação desses pacientes, a informação fornecida com responsabilidade pode salvar vidas”, ressalta.

 

A profissional atua no HRGu – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

 

Estudos

 

Nascida em Brasília, Lisa se formou em enfermagem no ano de 1998 pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, educadora em diabetes e, há três anos, atua no Ambulatório do Pé Diabético do HRGu com educação em saúde, avaliação e tratamento não cirúrgico de lesões. Por lá, mensalmente ela faz cerca de 250 atendimentos em pacientes de toda a Região de Saúde Centro-Sul.

 

Dedicação é cuidado são as marcas do trabalho da enfermeira Lisa – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Trabalho com esse público há alguns anos, na sua grande maioria, são pessoas carentes que necessitam de cuidados, mas, ainda mais, necessitam de informações acerca da doença. Muitas pessoas me perguntam como eu gosto “daquelas feridas”. E eu respondo: ‘ainda bem que tem gosto para tudo e o que seria do mundo se todos gostassem da mesma cor? Me sinto grata em participar da recuperação dos usuários’”, observa.

 

A diabetes não controlada pode causar uma série de alterações, como retinopatia, doença renal crônica e infecções nos pés. O cuidado que a enfermeira Lisa dispensa aos pacientes atendidos no HRGu conseguiu evitar que muitos desses pacientes não sofressem com amputações.

 

Lisa é a 4ª homenageada da série Heróis da Saúde – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

“Trabalhamos com o Cuidado Apoiado, que consiste em o paciente ser auxiliado por alguém. Temos aqui uma equipe multiprofissional que assiste esse paciente em uma única consulta, onde ele passa por todos os profissionais que ele necessita naquele momento”, explica.

 

“Quando o paciente é ouvido, as chances de ele seguir o tratamento corretamente são muito grandes, e isso garante o sucesso da maioria dos nossos tratamentos”, ressalta.

A enfermeira ainda promove palestras nas unidades de saúde para o esclarecimento de outros servidores sobre a diabetes e a hipertensão arterial.

 

Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Na semana do servidor, a série Heróis da Saúde irá destacar, ao longo do período, o trabalho dos profissionais da rede pública do DF e suas respectivas missões profissionais e trajetórias de vida com os cidadãos e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.