Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/02/17 às 15h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Delegação dinamarquesa visita unidades de saúde do DF

COMPARTILHAR

Objetivo é conhecer detalhes do Sistema Único de Saúde

BRASÍLIA (8/01/17) – Em seguimento ao acordo de cooperação técnica assinado entre o Brasil e a Dinamarca, em dezembro de 2016, o Secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, recebeu hoje (8/2) a missão dinamarquesa em sua primeira visita de trabalho ao país e apresentou, de forma objetiva, a atual situação dos indicadores de saúde locais e o amplo processo de reestruturação administrativa em implantação na sua gestão.

Ele destacou o reordenamento do sistema de informações atualmente em curso na SES/DF, que vai permitir aos gestores o acompanhamento mais detalhado e transparente da efetiva prestação dos serviços de saúde aos usuários. “Com isso, eventuais correções de rota poderão ser adotadas em tempo hábil, repercutindo diretamente na qualidade do atendimento oferecido à população”, avalia.

O acordo prevê cooperação em três áreas complementares de trabalho: o aperfeiçoamento dos dados de saúde e a unificação dos cadastros nacionais de saúde; o aprimoramento do sistema de classificação de pacientes no Sistema Único de Saúde pela metodologia de Grupo de Diagnóstico Relacionado (DRG); e a melhoria da gestão e padronização de terminologias médicas.

Um dos desafios comuns entre o Brasil e a Dinamarca é o fracionamento das informações de saúde, divididas entre União, estados e municípios, o que dificulta a utilização dos dados de maneira eficiente. Para aperfeiçoar o modelo, a Dinamarca implementou o “Programa de Dados de Saúde”, que unificou todos os cadastros nacionais de saúde num único sistema. A ideia é que o modelo de programa também seja desenvolvido no Brasil, visando aprimorar os serviços por meio da melhoria na utilização dos dados.

A missão dinamarquesa, integrada pelos especialistas em políticas públicas de dados em saúde, Poul Erik Hansen, Malene Kristensen e Hans Hedegaard, após a exposição realizada pelo secretário de saúde, iniciou a primeira visitação técnica ao país, que incluirá, no Federal, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran), Hospital de Base e duas unidades básicas de saúde.

As visitações seguirão até o próximo dia 10, e serão acompanhadas pelos representantes da área de informações do Ministério da Saúde, Leandro Panitz, Michael Oliveira, Thiago Berteli e Selma Sollero, que estima “um significativo aperfeiçoamento no sistema de dados com a efetivação dos avanços propiciados pelo acordo de cooperação, resultando em melhor gestão dos dados, mais eficácia, transparência e, por consequência, a elevação na qualidade final dos serviços prestados.