Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/05/20 às 18h49 - Atualizado em 3/06/20 às 21h56

Dentista da UBS 5 do Gama produz extensores de máscara e os doa a servidores

COMPARTILHAR

Acessório protege as orelhas da tensão do elástico e reduz desconforto

 

 

LEANDRO CIPRIANO, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Com a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2, utilizar máscaras tornou-se uma necessidade. Ainda assim, seu uso contínuo e prolongado torna-se desconfortável com o tempo. Elas acabam irritando a pele e a tensão do elástico pode machucar as orelhas.

 

Pensando em proporcionar mais conforto aos seus colegas de trabalho, o dentista da Unidade Básica de Saúde 5 do Gama, Cristiano Kyth, decidiu por conta própria fabricar extensores de máscara para proteger as orelhas dos usuários. Os acessórios ficam presos entre a nuca e os elásticos, eliminando a tensão, e ainda são feitos em dois modelos: para pessoas com cabelos curtos e grandes.

 

“Como o desconforto das máscaras com elástico acaba sendo maior e a dor nas orelhas acaba, de certa forma, negligenciando o uso mais prolongado dessas máscaras, pensei em proporcionar meios de garantir mais conforto na hora de utilizar elas”, explica o dentista.

 

Com suas impressoras 3D e muita dedicação, Cristiano produziu os acessórios de casa e os têm distribuído aos servidores. Por ter precisado se afastar das suas atividades devido aos problemas de saúde que o tornariam mais vulnerável à Covid-19, o dentista decidiu contribuir com a saúde do Distrito Federal de outras formas.

 

“Baixei arquivos disponíveis gratuitamente na internet, fiz algumas alterações no dimensionamento da espessura, imprimi e ofertei gratuitamente os extensores a alguns colegas de serviço”, conta Kyth.

 

A iniciativa foi tão bem recebida pelos profissionais da unidade onde trabalha que, agora, ele já planeja ampliar a doação para um quantitativo maior e mais abrangente de pessoas.

 

“Muitos aprovaram a ideia e então resolvi estender a doação. Já foram impressos 80 extensores, sendo doados 12 para UBS 5 do Gama e seis para UBS 3 do Gama. Estou acabando a fabricação de 100 unidades que serão entregues  no Hospital Regional do Gama, e quero dar outras 30 de novo para a UBS 5 do Gama”, informa o dentista.

 

Para Cristiano, a principal recompensa é poder contribuir com o bem-estar dos profissionais de saúde e demais trabalhadores que estão na linha de frente do combate contra o coronavírus. “Tenho uma filosofia: de fazer jus a minha profissão e ao que ganho. Por isso, sempre que posso faço algo. E em tempos de pandemia, ser solidário é o que mais importa”, comenta.

 

FACE SHIELDS – Prova desse comprometimento já foi dada por ele em outro momento. Antes dos extensores de máscaras, Cristiano já usou suas impressoras 3D para fabricar máscaras Face Shields, feitas em material plástico que ajudam a proteger olhos e face contra o vírus.

 

Para alguns colegas, que incluem técnicos em higiene dental, dentistas, enfermeiras e médicos, fez questão de personalizar os materiais colocando o nome da pessoa impresso na própria proteção. Sua intenção é fabricar ainda mais, para atender outras unidades de saúde e serem doadas aos hospitais regionais do Gama e de Santa Maria.