Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/02/13 às 20h18 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

DF conta com Consultórios de Rua no Plano Piloto, Ceilândia e Taguatinga

Equipes garantem acesso de moradores de rua aos serviços de saúde

No Plano Piloto, Taguatinga e Ceilândia equipes de profissionais capacitados atuam com o objetivo de garantir o acesso da população de rua aos serviços de saúde. As três equipes de Consultório de Rua foram implantadas no ano passado pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.

De acordo com a diretora de áreas estratégicas da SES, Edna Nakamura, “as equipes fazem parte da Atenção Primária à Saúde e desenvolvem ações individuais e coletivas em saúde, voltadas para a promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico e tratamento, reabilitação e manutenção da saúde”.

Somente no Plano Piloto, em 2012, a equipe atendeu mais de 500 pessoas – número próximo à estimativa de população de rua total feita pela Universidade de Brasília em 2011, que é de 600 moradores. Nessa região, além dos serviços de saúde, as pessoas em situação de rua podem tomar banho, lanchar, lavar roupas e participar de oficinas. Segundo Edna, “essa população que vive nas ruas está mais exposta a doenças infectocontagiosas e dermatológicas, assim como à fome, exclusão e preconceito”.

As atividades das equipes incluem a busca ativa, que consiste na procura por pacientes fora do consultório e o cuidado aos usuários de álcool, crack e outras drogas. Os profissionais desempenham as ações de forma itinerante, desenvolvendo atividades de forma integrada com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), com os serviços de Urgência e Emergência e com outros pontos de atenção, de acordo com a necessidade do usuário.

No Plano Piloto, dos 514 moradores de rua atendidos, 408 eram homens e 106 eram mulheres. Outro levantamento realizado aponta que entre as principais drogas utilizadas estão, respectivamente, o álcool, o tabaco, o crack e a maconha.

Onde encontrar as Equipes de Consultório na Rua:

Ceilândia: QNM 16, módulo F, área especial
Taguatinga: Setor Norte, área especial, nº16, em Taguatinga Norte
Plano Piloto: Centro Pop, na 903 Sul

Rafaela Marrocos