Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/14 às 17h53 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

DF e Goiás se reúnem para fortalecer a saúde mental na RIDE

COMPARTILHAR

Até o final do ano, os encontros ocorrerão em dez municípios

 

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) se reuniu, na última quarta-feira (19), com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES/GO) para fortalecer a integração entre as Redes de Atenção à Saúde e a Rede de Atenção Psicossocial das duas unidades da federação. O encontro ocorreu em Valparaíso de Goiás, um dos 22 municípios que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).

 

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é o único serviço público de emergência em saúde mental na RIDE. A partir da regulamentação dos encaminhamentos dos 22 municípios para o HSVP, são realizadas reuniões entre a SES/DF e a SES/GO, com mediação da área técnica de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. Os encontros são itinerantes e, até o final do ano, ocorrerão em dez municípios da Ride que apresentarem maior densidade populacional e necessidade em saúde mental.

 

“Considerando que essa região precisa ser trabalhada de maneira integral é preciso que haja maior pactuação entre o DF e os municípios da RIDE para o melhor funcionamento da assistência”, afirma o diretor de Saúde Mental da SES/DF, Augusto Cesar de Farias Costa. De acordo com ele, o intuito é que nos municípios onde haja Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as prefeituras potencializem as ações em saúde mental à comunidade. “Nos municípios que não ofereçam esse serviço, as prefeituras façam esforços para criar essas unidades, a fim de minimizar a pressão sobre o DF”, complementa o diretor.  

 

O tema da última reunião  foi o Matriciamento em Saúde Mental. “Abordamos esse assunto com o objetivo de promover um diálogo entre a Atenção Primária e a Atenção Especializada”, comenta o diretor. Uma das ações é capacitar as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) desses municípios no atendimento aos pacientes que estejam em transtorno psíquico.

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9682-9226

Leia também...