Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/06/20 às 7h30 - Atualizado em 23/06/20 às 10h14

DF já fez mais de 240 mil testes rápidos em duas modalidades

Por drive-thru e itinerante em localidades mais remotas, foram confirmados 15.282 casos da Covid-19

 

JOHNNY BRAGA, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

O Distrito Federal já atingiu a marca de 240.479 testes rápidos realizados por meio das testagens por drive-thru e itinerante. Nas duas ações, a Secretaria de Saúde identificou o coronavírus em 15.282 exames. A testagem ocorre para avaliar o cenário epidemiológico do DF. Os exames são feitos em dez pontos fixos em dez Regiões Administrativas e as mudanças em alguns postos podem ocorrer a partir dessa análise.

 

A Secretaria de Saúde lembra que os testes são seguros e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Além disso, são indicados para pessoas com sintomas da doença há pelo menos sete dias – período em que a detecção do vírus ocorre com mais precisão.

 

Novamente o drive do Paranoá, que atende as cidades da Região de Saúde Leste, foi o que mais apresentou novos casos da Covid-19, com 187 confirmações. Em Sobradinho foram feitos 512 testes com 146 resultados positivos. Ceilândia, a Região com maior número de casos da doença no DF, cujo posto também recebe os moradores do Sol Nascente, testou 460 moradores e detectou o vírus em 136 exames.

 

 

TESTAGEM ITINERANTE – A testagem itinerante ocorreu, nesta semana, na Ponte Alta do Gama, na terça (16) e quarta-feira (17). Os dados divulgados ontem pela Secretaria de Saúde não somaram o total de testes feitos no último dia 10 de junho, na Candangolândia. Neste local 360 pessoas foram examinadas e o vírus detectado em 64. Somando mais esses dados, o total de testes nesta modalidade foi de 34.221 e de resultados positivos 2.292.

 

A Estrutural, que recebeu a ação do dia 25 de maio até 5 de junho, foi a região com o maior número de testes positivos: 657. São Sebastião, que testou do dia 21 de maio ao dia 2 de junho, foi a segunda região com mais registros: 184. A única região atendida pela testagem itinerante sem ter resultados positivos foi a Cobra Coral.

 

ATENDIMENTO – Os pontos de testagem funcionam diariamente, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. As vagas são liberadas na página de marcação do exame nas noites de segunda, quarta e sábado.

 

O resultado sai em até 30 minutos. Para visualizá-lo, o cidadão testado deve entrar no site e autorizar o envio da conclusão do exame para o e-mail cadastrado.

 

Os postos de testagem podem mudar de local conforme a situação epidemiológica em cada região. Confira abaixo a localização de todos os pontos de testagem drive-thru no Distrito Federal até a próxima sexta-feira (19).

 

UNIDADES BÁSICAS – Para aqueles que não residem nas regiões atendidas pelos drives, as 172 unidades básicas de saúde estão abertas e oferecem atendimento para casos suspeitos da Covid-19. São essas unidades que as pessoas com sintomas mais agravados devem procurar. Lá, os cidadãos serão atendidos, avaliados e possivelmente farão um exame.

 

A população do DF também conta com o TeleCovid pelos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).