Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/07/16 às 16h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

DF lançará Semana Mundial de Aleitamento Materno na segunda-feira (1º)

COMPARTILHAR

Atividades se estendem até 2 de setembro, com atividades em todas as regiões de saúde

BRASÍLIA (29/7/16) – A campanha da Semana Mundial de Aleitamento de 2016 será lançada no Distrito Federal, na próxima segunda-feira (1º), às 8h30, no Auditório da Fiocruz. Embora a semana encerre em 7 de agosto, a capital federal terá atividades até 2 de setembro. Para este ano, o tema do Ministério da Saúde é “Amamentação. Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta”.

A coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos, esclarece que o aleitamento materno é uma ação que, de forma isolada, pode conseguir reduzir a mortalidade infantil em até 13%. O leite materno é recomendado até os dois anos de idade ou mais, sendo exclusivo até os seis meses de vida.

“Pela primeira vez, o Distrito Federal realiza ações em prol do aleitamento materno durante o mês inteiro. Nosso objetivo é ampliar a divulgação da importância desse ato para a criança, para a mulher e para a sociedade”, disse a coordenadora dos Bancos de Leite do Distrito Federal, Miriam Santos.

ESTATÍSTICAS – Segundo ela, a amamentação no DF está aumentando. Dados de uma pesquisa piloto do Ministério da Saúde comprovam que o aleitamento materno exclusivo de crianças menores de seis meses atualmente atingiu a 65,8%, sendo que em 2008 esse índice era menor que 50%.
“Já o aleitamento continuado até um ano de idade está em 76,2%. Em 2008, o valor era de 66%. Isso demostra melhorias nas condições de saúde das crianças, que reflete na diminuição da mortalidade infantil”, disse a coordenadora.

O leite materno confere à criança os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequado, bem como previne doenças crônicas na idade adulta, tais como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto. Atualmente, uma grande sobrecarga do serviço de saúde se deve as doenças crônicas.

AGOSTO DOURADO – A Semana Mundial da Amamentação é uma iniciativa da WABA (Aliança Internacional em Prol do Aleitamento Materno), que há 25 anos lança temas para serem discutidos em mais de 180 países com o objetivo de melhorar os índices de amamentação no mundo inteiro.
A OMS considera o aleitamento materno o Padrão Ouro da alimentação infantil. Como o dourado representa o ouro, existe a ideia de transformar o mês de agosto no mês da amamentação e associando a isso a cor dourada.

ORIENTAÇÃO – As mães que necessitam de orientação e de apoio a amamentação podem procurar as unidades básicas de saúde e os ambulatórios de amamentação dos bancos de leite e postos de coleta do DF. Para maiores informações acesse o site Amamenta Brasília, onde é possível conferir todos os endereços, telefones e, ainda, se cadastrar para doar. Após a inscrição, o banco de leite mais próximo entrará em contato para que uma equipe do Corpo de Bombeiros fazer a coleta no domicílio. Durante a visita, a mãe pode ter acesso ao kit de doação, que contém uma touca, máscara e vidro.

Para melhorar o atendimento, a Secretaria de Saúde também investe na capacitação dos servidores e comunicação para a melhoria dos índices do aleitamento.

Confira aqui o site Amamenta Brasília. 

Confira aqui toda a programação da Semana Mundial de Aleitamento 2016.

Leia também...