Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/07/15 às 10h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

DF terá linha de prevenção e tratamento de sobrepeso e obesidade

COMPARTILHAR

Projeto está sendo concluído pela Gerência de Nutrição

BRASÍLIA (9/7/15) – O Distrito Federal terá, em breve, uma linha de cuidados para prevenção e tratamento de sobrepeso e obesidade. A Secretaria de Saúde, por meio da Gerência de Nutrição, está concluindo o projeto que será apresentado ao Ministério da Saúde para ser habilitado. O lançamento do programa está previsto para outubro, mês em que é celebrado o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

“Hoje a Secretaria já tem nutricionistas em todas as unidades básicas de saúde que realizam atividades de promoção de alimentação saudável, mas não é direcionado ao obeso. Além disso, cada regional faz uma atividade diferente e o que queremos é padronizar. Onde o paciente chegar, ele será atendido da mesma forma”, destaca a chefe do Núcleo de Nutrição da Atenção Básica, Fernanda Farias.

A ideia da linha de cuidado é que as pessoas sejam atendidas e orientadas antes de chegarem ao sobrepeso. “O paciente será atendido na unidade básica de saúde e os profissionais farão o trabalho de promoção da alimentação adequada e saudável e da prática de atividade física”, frisa Fernanda, explicando ainda que estuda-se fazer uma parceria com a Secretaria de Educação para promover atividades nas quadras.

Caso o atendimento na unidade básica não seja suficiente, o paciente será encaminhado para uma etapa secundária, que é o atendimento na atenção especializada em nível ambulatorial. “Aí avalia-se a possibilidade de fazer psicoterapia e uso de medicações, e entra o trabalho do endócrino e do psiquiatra”, explica a chefe da nutrição.

Não obtendo sucesso em nenhuma dessas etapas, o paciente vai para uma etapa terciária e verifica-se a necessidade de uma cirurgia bariátrica. “Depois disso, a pessoa volta a ser atendida na etapa primária”, observa Fernanda Farias.

A linha de cuidados será implementada, inicialmente, na Região Centro-Norte de Saúde, que engloba Varjão, Lago Norte, Granja do Torto, Asa Norte e Cruzeiro. Depois, será levada para as outras seis regiões de saúde. “Também pretendemos fazer parcerias para que a rede privada também implante esse programa”, ressalta a chefe do Núcleo de Nutrição da Atenção Básica, Fernanda Farias.

OBESIDADE- No Distrito Federal, 50% da população estão acima do peso, sendo 16% das pessoas com obesidade – quando o Índice de Massa Corporal (IMC) é igual ou maior que 30 -, e 34% com o IMC entre 25 e 30, ou seja, com sobrepeso.

Leia também...