Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
29/04/16 às 16h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

Dia D de vacinação contra a gripe contará com Drive Thru no Hran

COMPARTILHAR

Serviço será destinado especialmente para pessoas que fazem parte do público-alvo e que têm dificuldade de locomoção

BRASÍLIA (29/4/16) – A abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe ocorrerá neste sábado (30) e, no Distrito Federal, contará com um drive thru para atender pessoas com dificuldade de locomoção. O serviço será montado no estacionamento do Ambulatório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), onde também ocorrerá o lançamento do Dia D com diversas atividades (confira a programação abaixo). As demais pessoas podem procurar os postos e centros de saúde mais próximos de casa.

“A partir deste sábado, todas as pessoas que fazem parte do público-alvo poderão ser vacinadas. Já recebemos do Ministério da Saúde 70% das doses e temos um estoque suficiente para atender todos os grupos de risco, até recebermos todo o quantitativo”, garantiu a diretora da Vigilância Epidemiológica, Cristina Segatto.

No DF, a campanha começou antecipadamente em 18 de abril para quatro grupos do público-alvo mais vulnerável (crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias de pós-parto e profissionais de saúde da rede pública e privada).

De acordo com o último levantamento da pasta, até agora, foram aplicadas 191.387 doses da vacina, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B110. O quantitativo corresponde a 31,4% da população prevista para receber a vacinação (609.105). Ao considerar isoladamente os grupos, foram imunizados 46,1% das crianças menores de cinco anos; 52,1% do total previsto para gestantes; 62,5% das puérperas e 63,4% dos trabalhadores de saúde, 14,9% dos idosos acima de 60 anos e 10,3% dos portadores de comorbidades.

Para este sábado, a expectativa é de que 110 mil pessoas procurem as unidades. A meta é que 610 mil cidadãos sejam imunizados até o fim da campanha.

PÚBLICO-ALVO – No Dia D, todas as pessoas que fazem parte do público-alvo poderão ser imunizadas. Além das crianças, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto e profissionais de saúde também poderão receber a dose pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

“A procura pela vacinação está grande e é importante que todo esse público-alvo continue procurando o serviço. A gripe causada pelo H1N1 é uma doença grave. Por isso, é necessário evitar a forma grave, que é a síndrome respiratória aguda grave, que pode levar ao óbito”, complementou Segatto.

PROGRAMAÇÃO – No lançamento da campanha, a partir das 9h, serão realizadas diversas atividades. No drive thru, que funcionará apenas neste sábado (30), das 8h às 17h, a equipe contará com nove técnicos de enfermagem e uma enfermeira responsável. O serviço será destinado apenas para quem tem dificuldade de locomoção, como idosos e cadeirantes. As demais pessoas do público-alvo também poderão ser imunizadas, porém, a aplicação ocorrerá em uma das duas tendas.

“Quem acessar o drive thru não precisa descer do carro. Nós preparamos a vacina, administramos e devolvemos o cartão. Essa é uma ação para incentivar a imunização desse grupo”, disse a enfermeira e chefe do Núcleo de Vigilância Epidemiológico da Região Centro Norte, Marisa Leite.

No estacionamento, às 9h, também haverá apresentação da Banda de Música da Polícia Militar. Já o Grupo de Dança Charme em Movimento, de Brasília, fará uma apresentação às 11h, e na sequência, fará um aulão gratuito do estilo Flashback.

Haverá, ainda, animação com o casal “Vovô e Vovó Gotinha”, que após participação no Hran, farão um trajeto, com escolta do Batalhão de Trânsito da PM, passando pelos Centros de Saúde da Região de Saúde Centro Norte na seguinte ordem: Centro de Saúde do Varjão, Lago Norte, 905 Norte, 208/408 Norte, 114/115 Norte, Cruzeiro Novo, Cruzeiro Velho e Vila Planalto, retornando ao Hran.

Às 16h haverá apresentação musical com Lázaro Andrade, médico aposentado do Hran, e amigos, que irão animar o encerramento das atividades ao som da sanfona. No repertório trarão músicas do estilo forró, valsa, entre outros.