Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/19 às 16h40 - Atualizado em 8/03/19 às 16h40

Dia da Mulher e Carnaval são comemorados no HRC

COMPARTILHAR

 

 

Fantasias nos bebês e maquiagem nas mamães levam descontração à UTI Neonatal

 

 

Teve anjinho, palhaço e até unicórnio no Carnaval da UTI Neonatal do Hospital Regional de Ceilândia. As fantasias foram todas confeccionadas pelas mamães que precisam estar ali, firmes e fortes, para acompanhar a saga nada tranquila destes pequenos guerreiros que nasceram prematuros.

 

A ação, interdisciplinar, feita pela Terapia Ocupacional e pela Psicologia, foi intitulado “Mamãe e eu no Carnaval”. Na ocasião, as mamães ainda foram maquiadas por uma voluntária, a estudante de Terapia Ocupacional Géssica Farias, em comemoração ao Dia da Mulher.

 

“Ações como estas proporcionam o resgate da autoestima, o empoderamento feminino e propicia a vinculação mãe e bebê. Minimizam, ainda, o impacto da hospitalização a partir do resgate da percepção da autoimagem e o reconhecimento do seu papel como mulher”, observa a terapeuta ocupacional Hellen Dalchova.

 

Ela completa que, dessa forma, é possível proporcionar a reorganização psíquica das mães que têm seus bebês internados da unidade neonatal. “Durante todo o processo, começando pela produção das fantasias, resgatamos o lúdico, o que minimiza sinais depressivos e ansiosos durante a internação”.

 

Alline Martins, da Agência Saúde