Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/03/13 às 16h20 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Preventivos são realizados no Dia Internacional da Mulher

Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II abriram as agendas

Os centros de saúde da Coordenação do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo I e II abriram as agendas de atendimento para as mulheres. A iniciativa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, visa acolher as pacientes que não fazem exames preventivos há mais de três anos, seguindo o parâmetros da campanha “Eu me cuido” da Secretaria de Saúde.

No Centro de Saúde 02, uma equipe formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente comunitária de saúde e médicos montou uma estratégia que incluiu palestra educativa, triagem e coleta de exame Papanicolau. As mulheres que participaram da ação, prevista para a manhã e tarde, também receberam folhetos de orientação para que façam o autoexame de mama em casa.

Na Candangolândia o esquema de agenda aberta também foi montado para os dois turnos, assim como nos centros de saúde do Riacho Fundo.

“Todos os exames terão resultado  num prazo médio de um mês, com exceção daqueles que apresentarem algum problema. Nesses casos, telefonaremos para as pacientes e elas virão apanhar o resultado bem antes desse prazo, dentro de aproximadamente dez dias”, explica a enfermeira Haydee Penha, que organizou o atendimento no CS 02/NB.

No Centro de Saúde do Núcleo Bandeirante, as pacientes mostraram-se receptivas às orientações e aos exames. Segundo Mariana Bento de Castro, que mora na cidade desde criança, frequentar o centro de saúde e sair satisfeita não é uma novidade. “Toda a minha família faz acompanhamento aqui e sempre fomos bem atendidos. Até mesmo para marcar uma consulta, quando não há vaga para aquele momento, eles me orientam que dia vir aqui, eu venho e marco dentro do que foi falado. Aqui eles sempre têm um olhar muito humano em relação ao paciente e cumprem ao máximo os horários”, frisou.